Com atrativos que incluem cachoeiras, áreas de camping, chalés e pousadas, Joanópolis recebeu, no dia 29 de janeiro, o encontro do Circuito Turístico Entre Serras e Águas, com apoio do Sebrae-SP. A iniciativa foi promovida pela Unicidades – Agência de Desenvolvimento Regional, em parceria com a Prefeitura de Joanópolis, por meio principalmente da Secretaria de Desenvolvimento Turístico, Econômico, Esportes, Cultura e Lazer, e reuniu cerca de 80 empresários do setor turístico, gestores públicos municipais e estaduais e entidades da região.
Realizado no Pesqueiro Padilha, o encontro teve como foco a construção de ações conjuntas para o desenvolvimento do turismo sustentável nos territórios que integram o Circuito. Na ocasião, foram apresentados os principais pontos turísticos de Joanópolis, entre eles a cachoeiras do Pretos, Escondida e Encantada, o Gigante Adormecido e a Represa de Jaguari, assim como os eventos anuais da cidade, como a tradicional festa de São João, que é referência regional.
Em outro momento, empresários locais falaram sobre seus negócios. Além disso, o Sebrae-SP ofereceu uma trilha de capacitação gratuita ao público participante e enfatizou a importância da colaboração de todos para o desenvolvimento de grupos de trabalho.
Para o prefeito de Joanópolis, Cristiano Benedito, a agenda reforça o papel da cooperação regional. “O encontro foi uma oportunidade de receber representantes do estado de São Paulo que abraçam não só a causa do turismo de Joanópolis como também o desenvolvimento de toda a região”, disse.

Pedro Teles, consultor de negócios do Sebrae-SP e gestor do território de Joanópolis, destacou: “A mobilização dos municípios é fundamental para consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento. A participação no evento reforçou o compromisso coletivo em prol dessa consolidação”, disse.
Fernando Brandão, coordenador da Câmara Técnica de Turismo da Unicidades e secretário de Esportes, Turismo e Juventude de Mairiporã, ressaltou que o trabalho conjunto permite avançar no planejamento regional. “A atuação integrada entre os municípios, com apoio do Sebrae-SP e de parceiros, possibilita a construção de projetos de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento do turismo”, afirmou.
O próximo encontro do Circuito Turístico Entre Serras e Águas está previsto para fevereiro, na cidade de Bom Jesus dos Perdões, e dará continuidade às discussões realizadas em Joanópolis.
Sobre a iniciativa
O encontro do Circuito Turístico Entre Serras e Águas é uma agenda periódica que reúne empresários, gestores públicos e entidades dos municípios da região. Com apoio do Sebrae-SP, a iniciativa vem sendo realizada desde maio de 2025 e já passou também por cidades como Mairiporã, Nazaré Paulista, Tuiuti, Bragança Paulista, Igaratá, Atibaia e Pinhalzinho, com foco na governança regional, no alinhamento de estratégias e no fortalecimento da competitividade turística.
A atuação do Sebrae-SP no Circuito Entre Serras e Águas integra o programa Cidade Empreendedora, que apoia os municípios na criação de políticas públicas voltadas ao estímulo do empreendedorismo, ao desenvolvimento territorial e ao fortalecimento do turismo regional de forma integrada e sustentável.
-
