O Sebrae-SP realizou, no dia 18 de setembro, a cerimônia de entrega do Selo Bem Receber 2025, no Escritório Regional de Araçatuba. A ação faz parte do Programa de Turismo Selo Bem Receber e foi promovida em parceria com a Agência Tietê Vivo, prefeituras, associações e sindicatos rurais da região. O evento reuniu mais de 50 participantes, entre empresários, autoridades e representantes de entidades locais.
A capacitação, com duração de três meses, atraiu o interesse de aproximadamente 150 empresários, sendo 80 deles da região de Araçatuba, abrangendo municípios como Araçatuba, Birigui, Guararapes, Glicério, Monções, Vicentinópolis, Barbosa, Piacatu e Santo Antônio do Aracanguá.
Durante o evento, 38 empresas que concluíram integralmente a formação foram reconhecidas com a Chancela/Placa do Selo Bem Receber 2025. Outras 60 empresas receberam certificados de participação, reconhecendo seu envolvimento na jornada de qualificação.
Participaram da capacitação empreendimentos dos mais diversos segmentos, como meios de hospedagem, agências de viagens, bares, restaurantes, transportadoras turísticas, lojas de souvenirs, entre outros negócios que atuam direta ou indiretamente com o turismo regional.

Para Sâmia Borges, consultora de negócios e especialista em turismo do Sebrae-SP, a qualificação do empreendedor é essencial para o crescimento sustentável da atividade turística na região e a satisfação do visitante. “Precisamos entender a importância de nos organizarmos para atrair mais visitantes à nossa região. Quanto mais preparados estivermos, seja no atendimento ou na oferta de serviços, maior será a satisfação dos turistas e, consequentemente, o impacto positivo na economia local. Nossa região é rica em atrativos e tem muito potencial para crescer”, destacou.
O gerente regional do Sebrae-SP Marcos Amâncio também reforçou a importância da qualificação contínua no setor.
“Estamos muito felizes com os resultados de mais uma edição do Selo Bem Receber. O programa vem se consolidando a cada ano, e a edição de 2026 promete ainda mais. A satisfação dos empresários e os relatos que ouvimos neste evento mostram que estamos no caminho certo, com conteúdos relevantes para contribuir na profissionalização do turismo regional”, afirmou.
A presidente da Agência Tietê Vivo de Desenvolvimento do Turismo Regional, Elisângela Tardochi, emocionou-se ao comentar o impacto do projeto. “Fortalecer nossa região por meio do turismo é algo muito gratificante. Ver essa sala cheia é a prova de que estamos no caminho certo e de que há um movimento coletivo pela valorização do nosso potencial turístico.”
O vice-presidente da Tietê Vivo e diretor de Turismo de Birigui, Akira Ideriha, também esteve presente e destacou o papel dos agentes locais na construção de uma identidade regional forte. “Nós, enquanto fazedores de turismo, precisamos criar ferramentas para divulgar nossos atrativos. Eventos como este nos ajudam a mostrar o que temos de melhor e a fortalecer nossa identidade regional.”
Além da entrega dos certificados, o evento foi marcado por relatos inspiradores de empreendedores locais. A empresária Iraci Tanaka Figueiredo, proprietária do Rancho das Videiras, compartilhou sua experiência à frente de um empreendimento que se tornou referência em turismo rural na região.
“Nosso rancho é totalmente rural, e percebemos que as pessoas buscam cada vez mais o contato com a natureza. Até a galinha chocando seus ovos vira um atrativo. A capacitação nos ajuda a crescer, a pensar melhor e a simplificar processos. Recomendo a todos que aproveitem as oportunidades que o Sebrae oferece.”
O encerramento da cerimônia marcou não apenas a conclusão da formação, mas o início de uma nova fase para o turismo regional. Empreendedores mais preparados, engajados e capacitados para oferecer experiências de qualidade, atrair visitantes, além de gerar empregos e movimentar a economia local.
