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Turismo em nova fase

Superado o impacto da pandemia, foco dos negócios agora é a oferta de experiências para cativar o cliente
Por Patricia Gonzalez
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O setor de turismo foi um dos últimos a retomar suas atividades pós-pandemia e agora está a todo vapor. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Serviços de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o ano de 2023 terá uma expansão de 2,5% nas atividades turísticas, após o salto de 29,9% registrado em 2022, quando enfim o setor zerou a ociosidade gerada pela pandemia de Covid-19.

A gestora estadual do Programa de Turismo do Sebrae-SP, Aline Delmanto, reforça que este é um momento de recuperação, e que muitos destinos já estão recebendo o mesmo número de turistas que recebiam em 2019. Contudo, o grande desafio agora é fazer com que o turista que viajou para destinos próximos retorne, mesmo podendo escolher lugares mais distantes e até viagens internacionais. “A competição global voltou e nossos empreendedores precisam entender que só vão se manter ‘no jogo’ se oferecerem produtos diferenciados, seja na experiência que proporcionam, seja na qualidade do serviço prestado. Outro ponto essencial é o desenvolvimento de uma estratégia digital. Quem não estiver conectado, não será lembrado”, reforça.

De olho no crescimento da demanda, empreendedores têm investido em parcerias e serviços que explorem os roteiros locais para atrair clientes. A empreendedora Gloria Bravin, dona da Pousada das Hortênsias, localizada em Campos do Jordão, é um exemplo dessa realidade. Para ela, é importante conseguir usar o momento da hospedagem para também alavancar os roteiros da região. “O turista está interessado em viver experiências. Temos parcerias com empresários da rota do vinho, por exemplo. Eles nos divulgam e nós os divulgamos. Fazemos do nosso turismo uma experiência completa e isso é uma forma de alavancar as hospedagens. Primeiro eles veem o que há no local e só então procuram lugar para se hospedar.”

Gloria é dona da pousada desde 2002. Começou o negócio com 17 apartamentos e hoje o local conta com 60 unidades. Apesar de ter uma estrutura já considerada de hotel, ela faz questão de manter o espírito de pousada. Cada apartamento tem uma decoração diferente, mantendo uma mesma identidade que vem desde a abertura. “Aqui é a casa onde eu recebo as pessoas. Temos um pequeno bistrô no hotel e nosso foco é a hospedagem, receber todos bem”, afirma.

Muitos dos destinos são apresentados ao cliente durante sua chegada à pousada. “Recebemos nossos clientes e falamos sobre a rota da cerveja, do chocolate. Essas coisas acabam ajudando o setor de hotelaria a se manter. Ninguém vem para dormir, fazer turismo no hotel. Só se fosse um resort, mas esse não é o nosso foco. Então apostamos em roteiros, no contato com a natureza, nos atrativos que fazem as coisas acontecerem.”

AR LIVRE

A aposta em roteiros de natureza, aliás, tem gerado bons resultados para Gloria. A empreendedora observa uma mudança no comportamento dos turistas da região no pós-pandemia e acredita que esta é uma tendência. “As pessoas buscavam muito o centrinho de Capivari. Mas agora observamos essa mudança de comportamento. Eles têm se voltado para atrações que trazem esse contato com a natureza. Vimos que esse é o caminho que nosso cliente está buscando e intensificamos muito a comunicação em cima disso. Agora eles querem um ambiente mais saudável, as pessoas estão buscando essa conexão com a natureza”, reforça.

Além de um grande trabalho de comunicação direta com o cliente e as divulgações em redes sociais, a empresária destaca que a união de todos os empreendedores da região para alavancar o turismo local também faz muita diferença para os resultados alcançados. Tanto que Gloria faz parte da governança do circuito da Mantiqueira paulista, um grupo que reúne empresários das seis cidades da região – Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São José dos Campos e foi incentivado pelo Sebrae-SP. “Nos reunimos há alguns anos com o apoio do Sebrae. Graças a essa importante parceria, conseguimos nos organizar e estamos no mapa das regiões turísticas do Estado.”

A empreendedora participou recentemente da missão internacional organizada pelo Sebrae- -SP ao evento Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em março deste ano, e tem ótimas perspectivas para o futuro com a demanda e as novidades que conheceu por lá. “Um dos exemplos que vimos na BTL é a forma de organização que eles têm em torno de arranjos produtivos, como azeite e vinho. Aqui temos o pinhão. E não usamos o pinhão como apelo turístico. Ele é tão particular da região e tem potencial para ser usado como artesanato, por exemplo.”

ROTEIROS

Vitor Merighi é dono da Pousada Gamboa Eco Refúgio, localizada em Iporanga – região do Vale do Ribeira. Engenheiro agronômico por formação, assumiu o negócio em 2008 por acaso, após o antigo dono ficar doente e vender a propriedade.

A pousada fica à beira do rio Ribeira de Iguape e conta com 45 alqueires de Mata Atlântica preservada. A propriedade produz alguns alimentos que são consumidos no restaurante da propriedade, como banana, milho, mandioca, feijão e ovos. Além disso, o empreendedor também investe no turismo de natureza como atrativo para o seu negócio. “Oferecemos passeios dentro do parque turístico local. Nossa região tem a maior concentração de cavernas do Brasil. Também temos alguns esportes, como tracking, e estamos trabalhando em desenvolvimento de roteiros de longa distância. Serão três dias de percurso”, comemora ele.

Para melhor aproveitar a vocação turística de sua região, Vitor faz parte de programas como o Grande Reserva Mata Atlântica e o Selo de qualidade do turismo. A ideia principal é preservar o meio ambiente e fazer com que o turismo ajude na preservação, seja uma fonte de renda para combater a exploração e preservar a natureza. “Com esses programas e o apoio do Sebrae-SP começamos a ter mais consciência das caraterísticas do nossos clientes e passamos atuar de forma mais técnica. Começamos a otimizar nossa parte de marketing e focar bem nosso público, entender quem é o nosso cliente”, afirma.

Programa estratégico

Oferecido a todos os pequenos negócios que desejam incrementar sua gestão, o Programa de Turismo do Sebrae-SP atua em três eixos estratégicos: competitividade, ecoaventura e capacitação para acesso ao crédito. “O objetivo é auxiliar os pequenos empresários do setor a oferecerem produtos diferenciados que contribuirão para a melhoria do destino turístico onde estão sediados. Um destino estruturado tem, no turismo, um importante vetor de desenvolvimento econômico”, explica Aline Delmanto, gestora do programa.

Conheça abaixo cada um dos três eixos:

• Competitividade: envolve itens como a estruturação da gestão dos pequenos negócios de turismo; modelagem de produtos turísticos; comercialização desses produtos e promoção do destino auxiliando na consolidação dos pequenos negócios do setor

• Ecoaventura: conta com seminários de sensibilização para a importância da operação com segurança, apresentação das normas vigentes, capacitação em gestão e empreendedorismo, consultoria para preparação das empresas para o processo de auditoria de avaliação da conformidade e, por fim, auditoria de certificação.

• Crédito: inclui capacitação de acesso a crédito e acesso a mercado. Os participantes contam com capacitações e oficinas EAD para desenvolvimento de projetos de crédito, workshops para conhecimento das linhas de crédito existentes e consultoria para desenvolvimento de projetos.

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