Iniciativa conjunta do Sebrae-SP e do Sebrae-MG, o Seminário Território Empreendedor – Região Vulcânica reuniu mais de 150 participantes das 12 cidades que compreendem a região Vulcânica — sendo quatro municípios paulistas e oito mineiros — no Teatro Palace Casino, segunda-feira (26) à noite, em Poços de Caldas. O evento marcou o início de uma jornada composta por oito encontros e um fórum estratégico, a ser realizado até março de 2026, entre lideranças dos dois estados.

A abertura do seminário contou com a participação de representantes das duas unidades do Sebrae, seguida da palestra “Futuros em Construção: A transformação começa aqui”, conduzida pelo pesquisador e professor Emídio Gressler Teixeira, da Unisinos, instituição localizada no Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, e parceira técnica do Sebrae na condução da metodologia.
O pesquisador trouxe valiosas reflexões sobre Desenvolvimento Territorial e a importância das pessoas dentro desse processo. Em seguida, a analista técnica do Sebrae-MG, Grazielle Cândida Cotta, e o gestor de projetos do Sebrae-SP, Junio Correia, apresentaram o programa Território Empreendedor, que tem como objetivo transformar as vocações e potencialidades locais em atrativos significativos para o desenvolvimento regional.

A Região Vulcânica é reconhecida nacionalmente por seus cafés especiais, vinhos, azeites e produtos gastronômicos únicos, além do turismo sustentável e das águas termais de Poços de Caldas. Para o Sebrae, a união das lideranças é o passo essencial para que essas vocações convirjam em resultados duradouros.
“Essa é uma região com identidade, riqueza cultural e vocações muito bem definidas. O que estamos construindo aqui é uma base sólida para que as lideranças locais possam planejar, decidir e agir juntas em prol de um futuro com mais oportunidades, inovação e inclusão”, afirmou Marden Magalhães, diretor de operações do Sebrae-MG.
Segundo Marcos Kremer, gerente regional do Sebrae SP, “a transformação territorial ocorre pelo movimento de pessoas com direcionamento estratégico, possibilitando a criação de uma agenda estratégica de trabalho e a execução das demandas propostas”. O programa destaca a importância da conexão entre lideranças públicas e privadas para a consolidação de uma agenda eficiente de desenvolvimento.

A jornada terá início no dia 9 de junho e terá duração aproximada de 12 meses, com foco no fortalecimento do empreendedorismo territorial, aproveitando as vocações locais e promovendo a construção coletiva de estratégias para o futuro da região. No encontro, foram mapeadas as principais lideranças regionais, a fim de que possam compor o grupo de trabalho, que deverá ter aproximadamente 50 lideranças.

Com um calendário extenso de atividades e uma metodologia já validada em mais de 1.200 municípios brasileiros, a expectativa é que a Região Vulcânica se torne referência em governança colaborativa e desenvolvimento territorial sustentável.
