ASN SP
Compartilhe

Startup Day promove inovação e empreendedorismo no Sudoeste Paulista

Evento, organizado pelo Sebrae-SP, reuniu cerca de 120 pessoas em Itapeva
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) foi palco para a segunda edição do Startup Day em Itapeva, evento de abrangência nacional, idealizado pelo Sebrae Startups e realizado no último sábado (22) no município. Participantes locais e de cidades da região como Capão Bonito, Itararé, Itapetininga e Sengés também estiveram presentes neste dia de imersão de conhecimentos.

A palestra de abertura com o tema ‘Inovação estratégica como motor de desenvolvimento regional’, foi ministrada pelo analista de negócios do Sebrae-SP, Fernando Morais, que ficou bastante exultante com o resultado.

“Tivemos uma adesão que excedeu, inclusive, a capacidade do auditório. O encontro reuniu representantes do poder público, especialistas em tecnologia, empreendedores, profissionais, entidades de classe, professores e estudantes, um público bem heterogêneo, em um ambiente dinâmico para discutir tendências, desafios e oportunidades. Tivemos três painéis com 13 convidados e um debate muito legal sobre a importância do ecossistema de inovação para a região Sudoeste Paulista. Fiquei muito satisfeito e agradecido a todos que participaram dessa realização”, conta Fernando.

O evento se consolidou como uma plataforma estratégica para fomentar a inovação e o empreendedorismo no Sudoeste Paulista. A programação incluiu painéis de alto nível, com apresentações que envolveram profissionais de diferentes setores e empreendedores, os quais puderam contar seus cases de sucesso e falar sobre oportunidades de inovação.

Participaram dos painéis Wilson Borges, gerente do Sebrae Sudoeste Paulista; professor Dra. Danielle Goveia, Diretora da Unesp de Itapeva; Alessandro Cardoso, Especialista do Senai Sorocaba; Silmara de Oliveira Garcez, Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento de Itapeva; Alexandre Gomes, Analista de Comunidades da Associação Brasileira de Startups; Anderson Moya Ceo da Calaonda Confecções; Rubens Santos Renó Junior, proprietário do Restaurante Jeitim Mineiro; Elaine Camargo, fundadora do O Canto do Trigo; Nill Santos, proprietário da Nill Cozinha Oriental; Daniel da Cruz, Especialista do Senai Sorocaba; Joeli Timoteo Ribeiro (Motta), proprietário da Mottanet; Diogo Araújo, proprietário da Code Suíte – Desenvolvimento de Software, e Felipe Oliveira Lima da e Luana Cristal Lirya Silva, franqueados da Onii Lojas Autônomas de Itapeva.

Entre os destaques, Motta, compartilhou a sua trajetória à frente da empresa Mottanet, apresentando case de inovação voltado para a área e explicando como iniciou o processo e como o Sebrae-SP tem impactado o início dos pequenos negócios na região. “O evento foi extremamente importante. Para mim foi um prazer poder participar e compartilhar experiência com os colegas e aprender muito com eles. O Sebrae tem esse papel de desenvolver os negócios. Eu sou uma pessoa que considero muito o Sebrae, porque ele consegue acelerar os pequenos empreendedores e ter um papel importante na economia e no desenvolvimento da nossa região. Meu agradecimento ao Sebrae pela oportunidade e tenho certeza de que a partir dessa data, nossa região será modificada com as novas startups que virão”, prenuncia.

Para o professor do Instituto de Ciências e Engenharia da Unesp de Itapeva, Ricardo Cervi, o Startup Day pôde mostrar as possibilidades que a região tem para colocar em prática suas ideias e se tornar um inovador de sucesso. “Esse evento foi muito importante para fomentar o pensamento crítico. Os painéis foram muito produtivos, com a presença de empresários e empreendedores locais, para encorajar, tanto a comunidade externa, como a interna à Unesp, para poder desenvolver ações de inovação e empreendedorismo. Além de mostrar que nós temos hoje suporte suficiente, como a ABStartups, o Sebrae-SP, entre outros parceiros, que podem auxiliar quem quiser a se desenvolver como um empreendedor e a transformar uma boa ideia e uma boa oportunidade de negócio para o desenvolvimento do Sudoeste Paulista”, comenta.

Ao final, o Startup Day proporcionou um ambiente para networking e prospecção de parceiros, trazendo conhecimento sobre inovação e novos negócios e inspirando os participantes a tirarem seus projetos do papel. Além de abrir a mente de que a inovação já está acontecendo na região, ainda que poucos possam perceber ou tenham resistência em se reinventar.

“O evento foi surpreendente. As pessoas perceberam que a inovação já está acontecendo na região. E ela acontece às vezes, em um pequeno negócio, dentro de um campus e que o importante é que consigamos falar sobre isso para outras pessoas e nos conectarmos. Trazer o Startup Day para cá, é romper processos com mentalidades, que às vezes acreditam que aqui não cabe esse tipo de inovação. O que fizemos aqui é provar para eles, que a inovação já está ocorrendo e que este é um evento de toda uma jornada que ainda vamos fazer acontecer aqui, junto com os nossos parceiros, com o poder público e o privado. Vamos agora criar uma agenda, a de inovação, para que nasçam novos negócios e possamos fazer toda a diferença”, finaliza o gerente regional do Sebrae-SP, Wilson Borges.

  • sebrae-sp
  • StartupDay