ASN SP
Compartilhe

Setor pet cresce 80% na região de Presidente Prudente e fortalece micro e pequenas empresas

As atividades mais procuradas são atendimento veterinário, banho e tosa e hospedagem
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O setor pet, que abrange serviços específicos ao cuidado e bem-estar dos animais de estimação, apresentou um crescimento expressivo na região de Presidente Prudente, especialmente entre os pequenos negócios. Segundo um levantamento do Sebrae-SP, com base em dados da receita Federal, em todo o estado de São Paulo o aumento no número de negócios desse segmento ultrapassou 100% nos últimos cinco anos.

Na região do Oeste Paulista, atendida pelo Escritório Regional do Sebrae de Presidente Prudente, que abrange 54 municípios, o crescimento também foi significativo. Entre 2018 e 2023, o número de micro e pequenas empresas no setor pet cresceu 80,62%. Em 2018, a região contava com 607 estabelecimentos e, em 2023, esse número subiu para 1.110. Em 2024, o setor continua em expansão, com 1.112 negócios registrados até março deste ano.

Bianca Noli, uma das empreendedoras que apostaram no segmento, assumiu um petshop em 2023 e transformou completamente o conceito do estabelecimento. Atualmente, o local oferece clínica veterinária, loja de produtos para animais de estimação e serviços de banho e tosa. “A demanda cresce a cada dia, e para manter a qualidade, estamos sempre estudando e buscando novas soluções. Temos muitos planos de expansão que serão colocados em prática”, conta Bianca.

O estudo do Sebrae revelou ainda que, em todo o estado, o número de pequenos negócios no setor pet cresceu, em média, 17% ao ano. Nos últimos cinco anos o aumento chega a 120%. Em 2018, eram 29.062 estabelecimentos, já em 2023 esse número saltou para 64.109. Um dos motivos para esse crescimento expressivo no setor está relacionado às mudanças no comportamento dos consumidores, especialmente após a pandemia, que intensificou a relação entre as famílias e seus animais de estimação.

“Além da maior proximidade com os animais de estimação, os micro e pequenos empreendedores estão mais atentos às necessidades de seus clientes, fortalecendo a relação de confiança. O Sebrae tem sido um parceiro importante, oferecendo soluções empresariais nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoas, ajudando esses empresários a identificar novas oportunidades de negócio”, destacou José Carlos Cavalcante, gerente regional do Sebrae-SP.

Entre os serviços mais procurados no setor, o atendimento veterinário lidera com 80%, seguido por banho e tosa, com 62%. Outras atividades como hospedagem (16%) e creches para animais de estimação (12%) também ganharam espaço nos últimos anos. Para fidelizar a clientela, muitos empreendedores oferecem múltiplos serviços, agregando valor e facilidade aos tutores.

  • comportamento empreendedor
  • empreendedorismo
  • mercado pet