
Sensibilidade e dedicação: um resumo do que a Plantadeira de Histórias entrega ao mundo. Bruna Guimarães, 32 anos, está nos palcos desde os 14 anos e sempre atuou como atriz e professora, até a pandemia, quando precisou se reinventar.
Durante a parada forçada, ela contou a história inspirada do seu sobrinho, Davi Lucas, e a publicou no YouTube. Essa história gerou a primeira encomenda, feita por uma professora de teatro e contação de histórias que quis presentear o filho. Esse apoio inicial foi fundamental para o começo da sua jornada.
E foi no palco, no evento “Todas por Elas”, do Sebrae-SP, que aconteceu em São José dos Campos, onde Bruna contou a sua história e de outras mulheres, que ela falou para o quadro Sebrae Transforma, que já está no ar nas redes sociais da instituição.
No episódio, a moradora de Ilhabela (SP), produtora cultural e atriz, que criou o ‘Plantadeira de Histórias’ há cinco anos, conta como o apoio do Sebrae foi essencial para fortalecer a mentalidade empreendedora e transformar memórias em vídeos personalizados.
A empreendedora destaca o Empretec, que abriu sua visão para o sucesso. “Essa imersão de seis dias foi um divisor de águas na minha vida, trazendo autoconhecimento, clareza sobre minhas forças e fraquezas e uma grande transformação. A maioria dos cursos que fiz foi na pandemia e o Empretec em 2022, e eles foram essenciais para meu crescimento como empreendedora.”
Ela explica que, após o Empretec, a maior inovação foi aplicar as ferramentas aprendidas para definir e alcançar uma meta audaciosa: juntar R$ 10 mil em três meses com o trabalho na Plantadeira de Histórias e investir na abertura do próprio estúdio. “Planejei, organizei e executei cada passo, conseguindo inaugurar o espaço dentro do prazo estabelecido. Atualmente, tenho uma cabine acústica em minha casa, devido à maternidade. E o maior aprendizado que tive foi a escolha de ser protagonista da própria história, para isso é preciso se desafiar, sair da zona de conforto, ter autorresponsabilidade, e assim eu sigo a jornada, em eterna transformação.”
Ela conta que o auxílio do Sebrae transformou primeiro a pessoa Bruna, por meio do autoconhecimento, o que refletiu diretamente no negócio, que passou a prosperar de maneira mais sólida. Hoje, a maior transformação que ela vive é equilibrar a vida profissional com a pessoal. Bruna reforça que o Sebrae ajudou a superar a crença de que ela não poderia ser uma boa mãe, esposa e empreendedora ao mesmo tempo. Hoje, com o negócio digital consolidado, a cabine acústica e ao lado da família, ela sente realização.
Novos projetos
No último semestre da faculdade de empreendedorismo e novos negócios, Bruna segue com mais sonhos. “Estou com um projeto novo chamado ‘Conta Nossa História’, voltado para histórias de casais que pretendem passar o vídeo da história no dia do seu casamento. Meu esposo é saxofonista e estamos indo para esse mercado de casamento, que é bem promissor em Ilhabela e Litoral Norte de São Paulo. Estamos investindo em equipamentos de som e futuramente em telão de led, a ideia é levar tanto a história no telão, quanto música ao vivo. Além de que pretendo também começar a celebrar casamento, contando as histórias ao vivo, vestida de Plantadeira de Histórias. Tenho ainda uma palestra e projetos de educação empreendedora nas escolas. Nossa meta é liberdade financeira, geográfica e, principalmente, de tempo em até 10 anos.”
Os próximos objetivos da Plantadeira de Histórias incluem levar o espetáculo “A Fantástica Jornada Empreendedora para Jovens Inconformados” para outras cidades. A estreia no evento “Todas Por Elas” do Sebrae foi motivacional para seguir com os seus projetos. “Além disso, em comemoração ao aniversário do Plantadeira de Histórias, pretendo lançar meu primeiro livro, no qual vou compartilhar essa jornada e a importância do empreendedorismo para o autoconhecimento.”
E, para as mulheres que empreendem, a Plantadeira de Histórias deixa uma mensagem especial: “Se você, mulher, ousou pensar diferente… Se você desafiou o que disseram que era seu destino… Se você escolheu ser a autora da sua própria história, eu celebro você! Porque foi através de histórias como a sua que eu encontrei esperança. Foi por você, por sua coragem, por sua luz em meio à escuridão, que eu pude recomeçar e não desistir.”
Para conhecer mais sobre essa história inspiradora, acompanhe o programa Sebrae Transforma, disponível nas redes sociais do Sebrae-SP.
