O Sebrae-SP prevê promover e ampliar um ambiente de inovação em Limeira em 2025 por meio de parcerias com a prefeitura e instituições. O intuito é fazer um diagnóstico e propor ações para fomentar um ecossistema inovador. Representantes da prefeitura e da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil) estiveram na Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case) no final de novembro e reafirmaram a parceria e o comprometimento com a inovação para pequenos negócios.
Segundo o gerente regional do Sebrae-SP em Piracicaba, Fábio Gerlach, a partir de 2025 em Limeira o objetivo é promover o desenvolvimento socioeconômico, utilizando o ambiente de inovação já existente na cidade. “Pensar e atuar de maneira inovadora faz a diferença quando fomentamos um ambiente empreendedor. Dessa forma, mapear e entender como a inovação está presente no dia a dia das empresas é o primeiro passo para um bom mapeamento de um ecossistema inovador”, afirma.
Em Limeira, como já foi feito um mapeamento dos setores, o intuito é continuar fomentando o desenvolvimento e a inovação. O foco, neste caso, são as três Cadeias Produtivas Locais (CPLs) que foram reconhecidas neste ano por um programa estadual (SP Produz): joia folheada, tecnologia da informação e comunicação e metal mecânica.
Dr. Valmir Martins, presidente da Acil, afirma que a parceria com o Sebrae-SP e a prefeitura é um importante passo para impulsionar a competitividade das pequenas empresas e gerar novas oportunidades de negócios. “Na Acil, acreditamos que a inovação é essencial para o fortalecimento das empresas locais e o crescimento sustentável da nossa cidade. Estamos comprometidos em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento do ecossistema de inovação, principalmente nas áreas estratégicas que mais impactam o nosso município.”
Conforme o prefeito de Limeira, Mario Botion, a parceria com o Sebrae-SP vem sendo positiva e traz inovação para os pequenos negócios, além de contribuir para o desenvolvimento da cidade. “Por meio da nossa Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, a parceria envolveu várias ações, como o Sebrae aqui – por meio da sala do empreendedor; a participação na Feira do Empreendedor; participação do mês do empreendedorismo; o Sebrae Móvel; além de capacitações técnicas, de gestão e de políticas públicas, entre outras. Vamos encerrar nosso segundo governo em 31 dezembro. Que todas essas parcerias com o Sebrae sirvam de sementes para os gestores futuros.”
Case 2024
A Case 2024 é um evento de inovação para startups e pequenas empresas. O objetivo é compartilhar conteúdo, promover networking e atividades pensadas para celebrar a inovação e conectar startups e empreendedores de todo o Brasil. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups).