ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP se reúne com entidades para discutir ações para o setor do agronegócio na região de Araçatuba

Programação de eventos, reuniões, palestras e ações específicas irá começar em janeiro de 2025
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP reuniu entidades para discutir ações para o segmento do agronegócio na cidade de Araçatuba e região nesta quarta-feira, último dia 26 de novembro. A programação de eventos, reuniões, palestras e ações específicas começará em janeiro, com temas técnicos relacionados à cultura dos citros, batata-doce, urucum, café, crédito rural, suplementação volumosa na seca, gestão da propriedade rural, dentre outros. O calendário com toda a programação, datas e locais será divulgado em breve.

As entidades que estiveram presentes na reunião foram: Sebrae-SP, com Fernanda Antoniali e Cibele Pestillo; Cati, representado por João Taane Kauche Andraus e Fabiano Carlos de Castilho; IB-APTA com Silvia Antoniali; Ceagesp com Carla Cristiane Assis; InpEV com César Augusto Santana; Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial com Olair Roberto de Barros e José Celso Sanches Junior; Unesp Veterinária com Hamilton Caetano; e Caixa Econômica Federal com Mariane Cardoso.

A iniciativa das entidades do município de Araçatuba, diretamente ligadas ao agronegócio, de criar um calendário anual de eventos e ações, atende às crescentes necessidades dos produtores rurais, que cada vez mais buscam apoio e informações atualizadas sobre tudo o que ocorre nesse setor.

“A ação não apenas fortalece a comunidade agrícola local, mas também promove a aproximação entre os diversos atores do agronegócio, criando laços de confiança e colaboração”, diz Olair Roberto de Barros, assessor executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial.

O objetivo de um calendário bem estruturado é facilitar a participação dos produtores em eventos importantes, como feiras, workshops e palestras, permitindo que eles se mantenham informados sobre novas tecnologias, práticas sustentáveis e tendências de mercado.

A meta é que os agricultores estejam mais bem preparados para enfrentar os desafios do setor e aproveitar as oportunidades que surgem. Como exemplo, José Celso Sanches Junior, dirigente administrativo da Divisão de Extensão Rural, conta que após uma das capacitações de 2024, os produtores iniciaram a plantação de 600 mudas de laranja, que, até então, ainda não estava sendo realizada em Araçatuba.

Segundo a consultora de negócios no Sebrae-SP Fernanda Salvador Antoniali, a expectativa para o setor agro em Araçatuba e região em 2025 é bastante promissora. “Espera-se um aumento significativo na inovação tecnológica e na adoção de práticas sustentáveis, impulsionando a produtividade e a competitividade dos produtores rurais. Além disso, a colaboração com pesquisadores renomados pode trazer novas perspectivas e soluções para os desafios do setor, fortalecendo ainda mais a economia local e promovendo o desenvolvimento rural sustentável”, diz.

O setor vai contar, ainda no ano que vem, com a seleção e treinamento para o programa Agente Local de Inovação Rural (ALI Rural). Serão disponibilizadas oito vagas para contratação com bolsas a partir de R$ 5 mil para agentes em campo e orientadores acadêmicos. O projeto de extensão vai gerar oportunidades para bolsistas nos polos de Andradina, Araçatuba, Penápolis e Ilha Solteira. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de janeiro, com início previsto para agosto do mesmo ano.

“Essa união de esforços é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio em Araçatuba, contribuindo para a formação de uma rede sólida de apoio mútuo”, completa Olair Roberto.

-

  • agronegócio
  • ALI Rural
  • Araçatuba
  • sebrae-sp