Em 5 de outubro, celebra-se o Dia do Empreendedor e o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, datas que colocam em destaque a importância do setor para a economia brasileira. Em Araraquara, o cenário de empreendedorismo é robusto: o Escritório Regional do Sebrae-SP, que abrange 19 cidades da micro e macro região, contabiliza 55.537 empresas registradas, sendo 25.507 micro e pequenas empresas e 30.030 Microempreendedores Individuais (MEIs). Os principais setores de atuação incluem o comércio varejista de vestuário, transporte de carga e a fabricação têxtil.
De acordo com Luiz Andia Filho, gerente regional do Sebrae-SP, em Araraquara, celebrar o empreendedorismo é reconhecer o papel vital que micro e pequenas empresas desempenham na economia do país. “Elas são responsáveis por grande parte da geração de empregos e pelo dinamismo econômico”, afirma.
Para muitos empreendedores, os benefícios de iniciar um negócio são claros: independência, flexibilidade e a possibilidade de inovação. Além disso, há uma série de oportunidades, especialmente no que se refere ao acesso a crédito facilitado e a programas de capacitação promovidos por instituições como o Sebrae.
“Empreender hoje em dia é uma chance de criar algo próprio, gerar emprego e transformar a realidade local. O Sebrae oferece inúmeras ferramentas para apoiar esse processo, como consultorias, cursos e eventos que aproximam os empreendedores de novas oportunidades de mercado”, avalia Luiz Andia Filho.
No entanto, os desafios são igualmente desafiadores. Desde a burocracia para formalizar um negócio até a concorrência acirrada e a dificuldade em se adaptar às inovações tecnológicas, muitos empreendedores enfrentam obstáculos diários.
Para micro e pequenas empresas, a sobrevivência nos primeiros anos é um dos grandes desafios. Segundo dados do Sebrae, a taxa de mortalidade dos negócios nos primeiros cinco anos de atividade ainda é alta, o que reforça a importância de capacitação contínua e de uma boa gestão financeira.
Feira do Empreendedor
Uma das principais oportunidades para empreendedores locais está na Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae-SP, que será realizada de 11 a 14 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista. A edição de 2024 promete ser a maior de todos os tempos, com mais de 1.200 expositores que abrangem desde franqueadores até empresas de máquinas e equipamentos, estabelecimentos de serviços e soluções digitais. Dividido em seis eixos temáticos, o evento contará com espaços dedicados à inovação, como a Arena de Games e a Arena ESG, além de áreas focadas em gerenciamento de negócios, marketing e vendas, comportamento empreendedor e inovação tecnológica.
Adriana Nascimento Rizzo, engenheira agrônoma e empreendedora no ramo de paisagismo, participou da Feira do Empreendedor em 2023 e considera o evento uma excelente oportunidade para entender o comportamento do público e avaliar o desempenho de seus produtos. “A Feira do Empreendedor é uma grande oportunidade para quem já empreende ou deseja começar. É o local onde ideias se transformam em negócios, e soluções inovadoras são propostas”. Na edição deste ano, ela terá um espaço maior e acredita que será uma excelente oportunidade para dar ainda mais visibilidade aos seus produtos.
Para os empreendedores de Araraquara e região, a Feira do Empreendedor se apresenta como uma vitrine de possibilidades. Seja para expandir seus negócios, buscar novas tecnologias ou explorar novos mercados, o evento é uma oportunidade de transformar desafios em crescimento e desenvolvimento.
Outras informações sobre a Feira do Empreendedor podem ser obtidas pelo site http://fe24.sebraesp.com.br.
Para saber mais sobre as missões que serão realizadas pelo Escritório Regional de Araraquara, entre em contato pelo WhatsApp (16) 99219-4117.
Serviço
Data: 11 a 14 de outubro, das 10h às 20h
Entrada gratuita
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo
Informações e inscrições: https://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/
!important;">-