ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP reúne cerca de cem pessoas para o evento Startup Day em Bauru

Evento sobre empreendedorismo e inovação promoveu conexão entre parceiros dos setores público e privado, investidores e participantes de toda a região
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Cerca de cem pessoas participaram do Startup Day 2025, um dos maiores eventos de fomento ao empreendedorismo e inovação no Brasil, realizado no sábado, 22 de março, em Bauru. Com uma programação diversificada e voltada para a inovação, a 11ª edição anual do encontro proporcionou aos participantes oportunidades de conexão e networking, além de fomentar parcerias estratégicas e a apresentação de projetos que impulsionam o crescimento e a sustentabilidade de novos negócios na região.

O evento, organizado pelo Sebrae for Startups em parceria com a Prefeitura de Bauru, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), o Centro de Inovação Tecnológica de Bauru (CIT), a Saruê Incubadora, o Centro de Inovação Tecnológica de Bauru (CITeB), a Sante Science, a Ikatec e o Bauru Innovation Day (BID), reuniu empreendedores, estudantes, parceiros dos setores público e privado, investidores e imprensa local para palestras e apresentações no formato de Pitch, promovendo inovação e novas oportunidades de negócios.

Ailton Fabri, da Ikatec, abriu a programação de palestras com o tema “Inovação como Ferramenta de Transformação”, destacando a inovação no empreendedorismo como um processo de quebra de paradigmas em busca de melhorias para empresas, clientes, fornecedores e para a sociedade como um todo. “Inovação não se compra, é uma mentalidade, algo que se constrói diariamente. Ouvir clientes e fornecedores é uma forma de inovar”. Ele ainda deixou uma dica aos participantes. “Nem toda inovação é uma tecnologia, fiquem atentos”.

Fabri também ressaltou a importância do Start Up Day para o ecossistema de inovação e tecnologia de Bauru e região, destacando o papel do Sebrae-SP no fortalecimento desse cenário. “Bauru já está na rota da inovação, uma vez que conta com um grande número de empresas que tem desenvolvido uma série de soluções, e com isso, se consolidado como um polo de inovação e tecnologia”, concluiu.

Marcela Camargo, da Sante Science, participou do segundo painel com a palestra “Deep Techs – Ciência e Inovação: Potencialidades para o Desenvolvimento”. Ela abordou os desafios e impactos das deep techs. “A deep tech tem o potencial de transformar não apenas o tecido social e econômico de uma empresa, mas também o de um pequeno município”. Bióloga de formação, ela participou do evento anual do Sebrae-SP pela segunda vez, reforçando sua relevância para o ecossistema de inovação da região. “O encontro é de extrema importância por reunir pessoas da região e sentir a capacidade de inovação dos empreendedores, investidores, das entidades governamentais e estudantes, o que cada um é capaz de fomentar a inovação de desenvolvimento da região como um todo”, finalizou.

Tathiana Rodrigues Saqueto, representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), apresentou o Centro de Inovação Tecnológica de Bauru (CIT) e seus serviços para os participantes do encontro. “O Startup Day contribui para criar networking, conhecer iniciativas de sucesso e fortalecer o ecossistema de inovação de Bauru e região, além de trazer oportunidades de crescimento, fomento e trilhas com mentorias de qualidade para ideias inovadoras que beneficiam toda a sociedade, a exemplo do próprio Sebrae”, destacou ao avaliar sua participação no encontro.

A palestra “Temática Ecossistema de Inovação” ministrada pela consultora de negócios do Sebrae-SP da Unidade de Economia Criativa e Startups, Daiane Almeida, prendeu a atenção dos participantes que saíram do evento com ideias esclarecedoras sobre o tema. Para a palestrante, a interação do público foi motivadora. “Ter tido a oportunidade de compartilhar um pouco da minha visão sobre o poder da colaboração no ecossistema de inovação foi muito bacana. Ver as pessoas abertas a essa conversa e saindo do evento dispostas e disponíveis para integrar cada vez mais o ecossistema de inovação de Bauru foi algo realmente empolgante. Espero poder voltar em breve para ver os frutos da semente plantada pelo Startup Day Bauru”, declara avisando que voltará em breve com novidades para a turma da inovação.

O investidor Ezequiel Vaz, proprietário de uma agência de marketing, participou do evento pela primeira vez em busca de conexões e novas oportunidades. “Vim para conhecer o ecossistema e encontrar oportunidades. Fiz contato e já marquei uma reunião para a próxima semana. Foi produtivo”, conclui. Ao final do evento, ele destacou ter ampliado sua compreensão sobre os ecossistemas de inovação e suas possibilidades.

Já os amigos Giovanni Teodoro e Renan Arques chegaram ao evento com uma ideia e um cliente, mas ainda sem uma solução definida. Em busca de direcionamento, saíram confiantes com os aprendizados adquiridos. “Estou aqui pela qualidade do evento e dos palestrantes, além de termos uma dor de um amigo cliente que queremos solucionar”, explicou Giovanni, formado em Ciência da Computação.

Renan Arques, estudante de Sistemas de Informação, encerrou o evento confirmando sua participação no Programa Spark, iniciativa do Sebrae-SP voltada para o desenvolvimento de startups. “Ouvi falar do Startup Day na faculdade na véspera do evento, fiz minha inscrição e hoje saio com a mente aberta para as inúmeras possibilidades que a inovação oferece. Já temos um cliente, uma dor e uma ideia e quero desenvolvê-la no Spark”, concluiu.

“Essa edição do Startup Day foi sensacional. Os temas tiveram grande sinergia, integração e se complementaram, fechando com chave de ouro a palestra sobre ecossistema de inovação e principalmente, o incentivo para que os atores e parceiros se unam para seu pleno desenvolvimento”, finaliza o gerente regional do Sebrae-SP em Bauru, Wilson Nishimura, ao fazer um balanço do encontro.

O Startup Day reforça o compromisso do Sebrae for Startups em apoiar às ações de empreendedorismo no ecossistema de inovação, contribuindo para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil. Idealizado pelo Sebrae Startups e cocriado com o ecossistema de inovação, a dinâmica de construção do Startup Day é toda colaborativa, privilegiando as demandas e necessidades das startups nacionais e ecossistemas locais, com a participação de todo o Sistema Sebrae e a comunidade de inovação do Brasil.

O evento tem como público-alvo startups em todos os momentos de maturidade: curiosidade, ideação, validação, tração, crescimento e escala, universitários, empreendedores e atores públicos e privados. Os principais objetivos da iniciativa são fomentar o ecossistema inovador brasileiro, apresentar a experiência Sebrae Startups de atendimento às startups em todo o Brasil e empoderar os gestores em atuação regional. O encontro é anual.

  • Startup Day
  • Startup Day Bauru