
O Sebrae-SP reuniu, no escritório regional de Jundiaí, 30 lideranças públicas de 12 cidades da região – que engloba as cidades de Bragança Paulista, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Vargem e Várzea Paulista – para capacitações do programa Cidade Empreendedora. O workshop de Políticas Públicas foi dividido em três dias e abordou temas de Compras Públicas, Elaboração de Projeto de Captação de Recursos e Liderança.

Para o consultor de negócios do Sebrae-SP, Adelmo dos Santos, a reunião de todos esses representantes públicos para a discussão de temas tão relevantes para os pequenos negócios representa o reforço da parceria entre o Sebrae e as prefeituras. “Reunir essas lideranças para discutir temas estratégicos como compras públicas, captação de recursos e liderança é um passo fundamental para fortalecer o ambiente de negócios da região. Essa troca de conhecimento e alinhamento de ações reforça a parceria do Sebrae com as prefeituras e cria condições reais para que os pequenos empreendedores cresçam, inovem e contribuam ainda mais para o desenvolvimento local”, diz.
Visão regional
Na região de Jundiaí, até o dia 31 de julho deste ano, estavam registrados pouco mais de 165 mil MEIs (Microempreendedores Individuais) no total, de acordo com dados do Portal do Empreendedor. No mesmo período na região, estão registradas mais de 223 mil MEs (Microempresas) e EPPs (Empresas de Pequeno Porte), como mostram informações do Mapa de Empresas do Governo Federal. Até julho de 2025, foram 32.341 MEs e EPPs abertas em toda a área.
As capacitações em Políticas Públicas vêm com o objetivo de, justamente, ajudar o poder público a desenvolver os micros e pequenos empresários de seus respectivos municípios e, assim, consequentemente, avançar no desenvolvimento local.
“Apoiar o pequeno e microempresário é investir diretamente no fortalecimento da economia e no futuro da comunidade local. Esses empreendedores movimentam o comércio, geram empregos e estimulam a inovação, ainda mais na nossa região que possui números tão expressivos. Quando poder público e iniciativa privada se unem nesse propósito, criam um ecossistema favorável ao crescimento, com mais oportunidades, renda e qualidade de vida para a população”, finaliza Adelmo.
-
