ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP reconhece Bertioga com Selo de Educação Empreendedora

Cidade conquistou a certificação ao desenvolver atividades com os Objetos de Aprendizagem do Sebrae-SP
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP na Baixada Santista entregou o Selo de Educação Empreendedora à prefeitura de Bertioga, reconhecendo o avanço da cidade na promoção da educação empreendedora. Foi o primeiro município da região a concluir a capacitação em 2025, com 5.370 alunos.

Bertioga obteve a certificação ao implementar atividades com os Objetos de Aprendizagem do Sebrae-SP, voltados para estudantes do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental I e II das redes municipais. O projeto teve início em abril, com a capacitação de professores para utilizar recursos didáticos digitais e interativos, criados especialmente para envolver os alunos nos conceitos de empreendedorismo de maneira lúdica e contextualizada.

A entrega ocorreu em 6 de novembro no gabinete do prefeito Marcelo Vilares, com a presença da vice-prefeita Lucília Goulart, secretário de Educação Rubens Antônio Mandetta de Souza, além das diretoras e técnicas do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Bertioga.

Para Marco Aurélio Rosas, gerente do Sebrae Baixada Santista, a associação entre empreendedorismo e a abertura de empresas é quase automática, porém equivocada, especialmente quando os professores são treinados. “Ser empreendedor significa ser protagonista da própria vida. Muitos desses alunos serão futuros empreendedores, seja na administração pública ou no setor privado. O verdadeiro propósito é fomentar a cultura empreendedora, e não apenas a criação de negócios”, explicou o gerente do Sebrae.

Ao longo dos anos, a cidade teve conquistas expressivas na área da educação, consolidando-se como referência na Baixada Santista. Segundo o secretário de Educação da cidade, Rubens Antônio Mandetta de Souza, o município trabalha continuamente para avançar na educação continuada. “Estamos com ótimos resultados na parte educacional, inclusive somos referência na Baixada Santista, superando a média nacional. O avanço também se deu com a construção de novas escolas. E a parceria com o Sebrae só eleva o nível educacional para Bertioga”, comemorou Mandetta.

Metodologia e Impacto 

O programa do Sebrae-SP estimula a cultura e educação empreendedora desde a infância, com atividades interativas — jogos, vídeos, textos e propostas pedagógicas — que promovem a reflexão sobre valores, ética, sustentabilidade, diversidade e autoconhecimento.

Os Objetos de Aprendizagem oferecem flexibilidade para diferentes estilos e ritmos de aprendizagem, promovem a colaboração e são acessíveis em vários formatos, como filmes, jogos digitais e tabuleiros.

Os planos de aula são adaptáveis para modalidades presenciais, remotas e híbridas, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com objetivos claros e abordagens consistentes para otimizar o ensino-aprendizagem.

Desafios e Tendências 

Entre os desafios estão a manutenção da qualidade, padronização e integração com plataformas educacionais. As tendências apontam para uso crescente de inteligência artificial, realidade virtual e aprendizado personalizado.

O Sebrae-SP reforça seu compromisso com experiências educacionais personalizadas e adaptativas para formar alunos críticos e empreendedores.

-

  • educação empreendedora
  • sebrae-sp