O Sebrae-SP promoveu na terça-feira (27), o primeiro Café de Networking para mulheres empreendedoras do ano. Organizado pelo Escritório Regional de Ribeirão Preto, o evento reuniu mais de 60 participantes e tem como propósito conectar empreendedoras, gerar oportunidades de negócios e fortalecer redes de apoio. O encontro ocorre mensalmente, sempre na última terça-feira do mês.
O Café de Networking tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino, proporcionando um ambiente de troca, aprendizado e crescimento. Além de ampliar a rede de contatos, o evento permite que as participantes compartilhem experiências e adquiram novos conhecimentos para o desenvolvimento de seus negócios.
Durante o encontro, as empreendedoras apresentam seus negócios por meio do pitch, além de receberem informações e dicas sobre como melhorar seu networking, expandir sua rede de contatos e aperfeiçoar a apresentação de seus produtos e serviços. O evento também incentiva conexões entre as participantes, não apenas para compra e venda, mas também para a criação de parcerias estratégicas e a troca de experiências.
O encontro surgiu a partir do evento Inspire-se, que integra o programa Sebrae Delas, com o intuito de criar uma rede de apoio e conexão entre empreendedoras. Além da troca de experiências e parcerias, o evento também oferece momentos de aprendizado com especialistas que compartilham dicas e estratégias sobre temas relevantes para o universo dos negócios. Em algumas edições, as empreendedoras podem expor seus produtos e serviços, ampliando sua visibilidade e gerando novas oportunidades comerciais.
Para Melina Pignata Ferreira, proprietária da Queijaria Alto do Vale, participar do evento foi uma experiência enriquecedora. “O Café de Networking foi uma ótima oportunidade para trocar experiências sobre desafios, conquistas e aprendizados, além de proporcionar momentos de descontração. O mais importante é que já estamos aplicando no dia a dia da Queijaria Alto do Vale as técnicas aprendidas, o que trouxe mais clareza e objetividade à nossa comunicação. Além disso, a conexão com outras empreendedoras nos fortaleceu e possibilitou novos negócios.”
Já Eliana Oliveira, consultora de organização pessoal, destacou a importância da participação no evento para seu crescimento profissional. “Desde que comecei a frequentar as reuniões do Café Sebrae, percebi uma grande mudança no meu comportamento. Tenho muitas oportunidades para treinar meu pitch de vendas, participar de palestras e interagir com outras empreendedoras.”