O Sebrae-SP, em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Juventude de Mairiporã e a Agência de Desenvolvimento Regional – Unicidades, realizou nesta terça-feira, 13 de maio, um encontro no Clube de Campo Mairiporã com representantes do poder público e privado, lideranças locais e empreendedores. O evento reuniu 61 pessoas dos municípios de Atibaia, Mairiporã, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Joanópolis, Bragança Paulista, Tuiuti, Pinhalzinho e Pedra Bela. O objetivo foi dar continuidade a um movimento de desenvolvimento do Circuito Turístico Entre Serras e Águas, visando a construção territórios mais fortes, atrativos e turísticos.

A reunião promoveu maior integração entre os municípios e fomentou a articulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento regional. Durante o encontro, foi explicado o projeto Repensar (Reuniões Estratégicas de Planejamento Entre Serras e Águas e Região), uma iniciativa do Sebrae-SP voltada ao planejamento e impulsionamento de ações estratégicas para valorização dos potenciais pontos turísticos, culturais e econômicos da região.
Houve também uma apresentação do Fernando Brandão, secretário de Turismo, Esporte e Juventude de Mairiporã, sobre iniciativas realizadas no município na gestão atual, com os objetivos de compartilhar boas práticas e inspirar.
Sérgio Gromik, gerente regional do Sebrae-SP, destacou que “o papel do Sebrae-SP é ser um acelerador de conexões ao apoiar os empreendedores e o poder público municipal nessa empreitada. Estar ao lado deles é essencial para transformar o potencial turístico dos territórios em oportunidades reais de crescimento. O alto nível de engajamento demonstrado pelos participantes no encontro reafirma que estamos trilhando o caminho certo, com colaborações e uma visão de futuro concreta”.
Aladim, prefeito de Mairiporã, disse que “o bem-estar da nossa cidade não pode ser pensado de forma isolada, sem considerar o que acontece nos municípios vizinhos. Se uma política pública é adotada em uma cidade próxima, ela inevitavelmente impacta a nossa realidade também. Por isso, devemos olhar de forma integrada para áreas como habitação, cultura e turismo, que protegem e promovem o turismo regional. Mairiporã, por exemplo, conta com cinco parques estaduais, 30 quilômetros de represa e três rodovias que atravessam o centro da cidade. Se conseguimos bons resultados aqui, é sinal de que também pode dar certo nos demais municípios”.
Para Maria Jerusa Ferreira, diretora do Departamento de Turismo e Eventos da Prefeitura de Nazaré Paulista e uma das participantes do encontro, é muito importante falar sobre regionalização das ações e união entre as cidades. “Isso foi possível na reunião, com o apoio do Sebrae-SP. Foi muito bom rever tantos colegas de trabalho, aprender mais sobre as possibilidades de ações compartilhadas e ver que esse movimento pode acontecer. Quando os municípios se unem e somam forças, se desenvolvem juntos”, declarou.
Como desdobramento do encontro em Mairiporã, está prevista a realização de uma nova reunião, desta vez em Nazaré Paulista, marcada para o dia 17 de junho. Já em julho o calendário segue com um encontro estratégico em Bragança Paulista, no dia 16, reforçando o compromisso com a continuidade das ações colaborativas voltadas ao fortalecimento regional.
Circuito Turístico entre Serras e Águas
O Circuito Turístico entre Serras e Águas está localizado no Estado de São Paulo e agrega diversas cidades que se destacam por suas belezas naturais, recursos hídricos e opções de lazer. O circuito busca integrar o turismo sustentável e o ecoturismo ao oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecer a natureza e as culturas locais. Fazem parte dessa região os municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Jarinu, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Tuiuti, Vargem e Guarulhos.
-
