O Sebrae-SP, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), BNDES, Embrapii, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Senai, realizou na última semana um encontro com os empresários que fazem parte do programa ‘ALI Produtividade’, em Capão Bonito.
A ação, que faz parte do programa nacional ‘Brasil Mais Produtivo’, aconteceu no Centro de Convenções e proporcionou às empresas participantes momentos de integração e troca de experiências (networking).
“Nesta etapa do programa apresentamos aos empreendedores os indicadores, o desenvolvimento de novas ideias e tivemos um momento de integração, no qual eles puderam falar do seu negócio e dos seus desafios. Ao final tivemos o sorteio de brindes, os quais foram oferecidos pelos próprios empresários”, contou o analista de negócios do Sebrae-SP, Fernando Morais.
No programa, a empresa é direcionada para uma jornada de acordo com o setor: comércio, serviços ou indústria. Durante a jornada de produtividade, a empresa é acompanhada pelo Agente Local de Inovação e convidada a inovar em busca de aumento no faturamento ou redução de custos. O trabalho começa com o mapeamento de desafios, busca de soluções, medição de indicadores, implantação da solução e se encerra com a avaliação da jornada e os resultados.
“Um dos diferenciais do programa é o acompanhamento individualizado de um bolsista especialista em inovação para fazer o diagnóstico da empresa, orientar e apoiar a implantação de melhorias em seu negócio, seja com a necessidade em desenvolver novos produtos e serviços para atender a demanda dos clientes, ou a necessidade de reestruturação do seu modelo de negócio atual”, completou Fernando.
Para o empreendedor, Wellington Leandro, proprietário de uma loja de manutenção e venda de celulares, o programa tem auxiliado bastante o seu negócio. “O ALI Produtividade tem me auxiliado bastante no desenvolvimento e melhoria do meu negócio. O Sebrae está me ajudando demais. Eu abri a minha mente novamente, pois estava pensando em dar um tempo no meu negócio, que não ia bem. Mas as coisas mudaram e estou caminhando. Voltei a fazer o que eu fazia e estou ampliando, começando com um projeto junto a uma distribuidora e está indo bem. Tudo começou a engrenar depois do programa”, relatou.