
Um grupo de 17 participantes concluiu o curso de artesanato em couro, promovido por meio de uma parceria entre o Sebrae-SP, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Buri. As aulas ocorreram na Estância da Tatá, reunindo produtores e artesãos locais interessados em desenvolver novas habilidades e gerar renda por meio do trabalho manual com couro.
A capacitação teve foco na confecção de peças artesanais utilizando técnicas específicas de corte, modelagem, costura e acabamento em couro. Além do desenvolvimento técnico, os participantes também receberam orientações sobre empreendedorismo e oportunidades de mercado para comercializar os produtos criados.
Segundo a analista de negócios do Sebrae-SP, Letícia Marques, o curso foi uma oportunidade de valorização da produção artesanal e de estímulo ao empreendedorismo rural. “Os participantes elogiaram a qualidade do conteúdo e a didática aplicada durante o encontro”, ressalta.
Para, Aline Fonseca, coordenadora do Sindicato Rural de Buri essas ações voltadas à formação e ao fortalecimento de pequenos negócios no campo, alinhando tradição, inovação e geração de renda tem sido bastante importante para os empreendedores. “O artesanato em couro lida foi muito importante e contou com um profissional extremamente qualificado e técnico. As pessoas que estavam lá e que vão usar o que aprenderam no dia a dia ou de forma profissionalizante, com certeza tiveram uma base espetacular e precisa”, finaliza.
-
