ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP realiza capacitações para produtores participarem da 7ª Feira do Produtor Rural em Ribeirão Branco

Ações orientam feirantes sobre exposição, vendas e precificação para fortalecer a renda e o empreendedorismo local
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

A 7ª edição da Feira do Produtor Rural movimentou Ribeirão Branco, reunindo famílias, amigos e visitantes em uma noite especial com produtos frescos, comidas típicas, artesanato e show ao vivo. “O evento, que já se tornou tradição, valoriza o que é da nossa terra e da nossa gente”, enfatiza o secretário municipal da Agricultura, Flávio de Paula.

A feira contou com a presença de diversos produtores locais que comercializam verduras, legumes, bolos de pote, salgados, pastel, caldo de cana, lanches, espetinhos, entre outros itens, que refletem a riqueza e diversidade da produção rural do município.

Entretanto, antes do evento cultural e gastronômica, os feirantes e produtores rurais do município participaram de uma capacitação promovida pelo Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Agricultura e Sebrae Aqui.

A qualificação foi realizada em dois dias e ministrada pela analista de negócios do Sebrae-SP, Letícia Marques. No primeiro, os participantes receberam o curso ‘Aprenda a embalar, expor e vender seus produtos’. No segundo, receberam a capacitação ‘Aprenda a precificar seus produtos e não perder dinheiro’.

Segundo Letícia Marques, a capacitação tem um papel essencial na profissionalização dos feirantes. “Nosso objetivo é oferecer ferramentas práticas para que esses empreendedores rurais melhorem a apresentação dos seus produtos, façam uma precificação correta e tenham mais segurança na gestão do seu negócio. A feira é uma grande vitrine, e quanto mais preparados eles estiverem, maiores são as chances de fidelizar clientes e aumentar a renda”, destaca.

“O evento reforça a importância da agricultura familiar e do empreendedorismo rural como motores do desenvolvimento econômico local, valorizando os saberes e sabores da comunidade”, completa o secretário da Agricultura.

Para a feirante Maria Cristina Galusni, as ações foram essenciais para aprimorar o seu negócio e ensinar técnicas de como atrair clientes. “Participamos de duas formações, que foram muito úteis para o nosso negócio. Temos uma barraca de lanche na Feira do Produtor do município de Ribeirão Branco, e aprendemos bastante, principalmente sobre organização. Por exemplo, vimos como deve ser a apresentação visual da barraca, desde as cores até a forma de expor os produtos. No nosso caso, oferecemos lanches à moda da casa, com costela e pernil, e agora sabemos como destacar melhor isso para atrair os consumidores”, comenta.

“A outra formação foi sobre precificação, que nos ajudou a entender melhor como calcular o custo da nossa matéria-prima, como as carnes e os molhos, e formar o preço de venda. Também aprendemos sobre estratégias como o uso de cartão fidelidade para os clientes. Tudo isso tem feito a diferença no nosso dia a dia. Inclusive, aplicamos muito do que aprendemos na última feira. Fizemos várias mudanças na nossa barraca, já que é a primeira vez que participamos desse tipo de evento. Moramos na área rural e não produzimos diretamente, mas estamos muito engajados com a feira por meio da venda de lanches. Só temos a agradecer ao Sebrae-SP e esperamos que venham mais formações como essas. Estão sendo de grande valor para nós”, compartilha a feirante.

  • rural
  • sebrae-sp