O Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos, em colaboração com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), ofereceu atividades de desenvolvimento a 370 pessoas privadas de liberdade na Penitenciária de Itirapina. As ações integraram a Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, iniciativa do Governo do Estado que busca ampliar oportunidades de reintegração social.
A jornada, organizada pela SAP e pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, reúne serviços como emissão de documentos, atendimento jurídico, palestras sobre empregabilidade, saúde e qualidade de vida. Nesta edição, o Sebrae-SP levou conteúdos voltados à saúde mental e ao fortalecimento de competências socioemocionais, com as trilhas “Seja equilíbrio: uma meta de vida” e “Gestão de Conflitos com Empatia e Respeito”.
Os temas foram escolhidos com o objetivo de fortalecer aspectos pessoais e emocionais, justamente para se diferenciar das trilhas já aplicadas anteriormente e, ao mesmo tempo, contribuir com as necessidades reais vividas aqueles que estão privados de liberdade. Isso porque o Sebrae já mantém um programa estruturado dentro do sistema prisional paulista, o Sebrae Comunidades, lançado em 2023.
A iniciativa tem como objetivo fomentar o empreendedorismo nas periferias e em contextos de vulnerabilidade social, por meio de cinco temas principais: marketing, finanças, planejamento, comportamento empreendedor e um voltado especificamente para mulheres. Cada jornada é adaptada às necessidades locais, com direito a consultorias e mentorias, e no caso das unidades prisionais, possibilita ainda a remissão de pena.
“Quando levamos conhecimento para dentro das unidades prisionais, oferecemos a chance de uma nova perspectiva de vida. O empreendedorismo pode ser o caminho para que essas pessoas deixem para trás o estigma e encontrem uma nova oportunidade de recomeço”, destaca Alcinéa Moraes, analista de negócios do Sebrae-SP.
Transformação
O projeto já foi aplicado em unidades prisionais como Rio Claro e Itirapina, alcançando homens e mulheres em processo de ressocialização e promovendo transformação a partir das capacitações. Em uma das edições, realizada em um centro de ressocialização feminino, foram realizadas oficinas de precificação e produção de ovos de Páscoa. Duas delas seguiram empreendendo após a atividade, alcançando renda própria e novos planos de vida.
Em outro caso, um homem privado de liberdade, e cuja pena era mais longa, elaborou o plano de ação e o entregou para que a família pudesse colocar em prática os aprendizados do curso, compartilhando conhecimento e oferecendo uma oportunidade de geração de renda.
Com iniciativas como a Jornada da Cidadania e o Sebrae Comunidades, o Sebrae-SP reforça seu compromisso em atuar próximo daqueles que mais precisam, abrindo caminhos para a reintegração e para o desenvolvimento de novos empreendimentos.
