Uma tarde de homenagens, trocas e atividade prática. Assim foi o 1º Encontro de Lideranças Femininas do Sebrae-SP, realizado nesta segunda-feira, 24 de março, na sede da instituição, em São Paulo. O evento reuniu mulheres que ocupam cargos de gerência, coordenação, assessoria, gestão de negócios e que estão no Banco de Talentos Gerenciais.
O Encontro teve como objetivos valorizar, conectar as profissionais, oferecer ferramentas de treinamento que trabalham a questão comportamental, construir um ambiente mais colaborativo e uma rede de compartilhamento de ideias e conhecimentos.
A abertura contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Manuel Henrique Farias Ramos; e da Diretoria do Sebrae-SP composta pelo Diretor-Superintendente Nelson Hervey Costa; do Diretor Técnico Marco Vinholi; e do Diretor de Administração e Finanças Reinaldo Pedro Correa. “É um grande encontro e uma oportunidade para inspirar essas mulheres que já exercem funções de lideranças e para inspirar novas mulheres na gestão do Sebrae”, destacou o Diretor-Superintendente.
Durante o bate-papo no Encontro, as integrantes da Comissão das Mulheres do Sebrae-SP compartilharam adversidades enfrentadas e deram conselhos. “A liderança feminina ainda é um grande desafio. Para ser líder, independentemente da área de atuação, é preciso ser líder da sua vida”, afirmou a presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah.
Também participaram do bate-papo: vice-presidente da Fecomercio-SP e assessora da Presidência do Sebrae-SP, Gisela Lucas de Araújo Lopes; gerente de Relações Institucionais e Governança da Anpei, Lilian Amaral; e membro do Comitê de Civismo e Cidadania da Associação Comercial de São Paulo e membro do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Associação Comercial (Cmec), Margarete Ortiz.
Homenagens
Quatro profissionais foram homenageadas durante o evento. Silvia Furio, gerente do Escritório Regional de Araçatuba, é a gerente com mais tempo de Sebrae-SP. Iroá Arantes, à frente do Escritório Regional de Franca, é a gerente com mais tempo na gestão. Margareth Apanavicius foi a primeira secretária geral do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae-SP. E Silvia Rafacho é a assessora com mais tempo de Sebrae-SP. “Vale a pena se dedicar e trabalhar por um propósito tão lindo como o do Sebrae”, destacou Iroá.
Treinamento
O encontro contou com uma atividade prática voltada à presença executiva com a atriz e comunicadora Priscila Schmidt, que destacou os três pilares que compõem a comunicação interpessoal: conteúdo, voz e linguagem não verbal. A especialista deu orientações para o desenvolvimento da comunicação das participantes e ressaltou que a comunicação é um conjunto de uma série de habilidades.