
Em visita técnica feita no dia 29 de julho, o Sebrae-SP conheceu as atividades desenvolvidas pela Cooperativa de Trabalhadores Catadores de Materiais Recicláveis de Lorena (COOCAL). A análise em campo permitiu a identificação de pontos de melhorias com o intuito de fornecer orientações para o aperfeiçoamento da gestão da cooperativa – fruto de uma parceria com a prefeitura de Lorena e com a Secretaria de Meio Ambiente do município que conta ainda com a articulação do Consórcio Intermunicipal Novo Vale.
A partir de um exame das condições vigentes da cooperativa, bem como da observação de aspectos relacionados ao setor administrativo, aos processos produtivos, à estrutura física, às condições de trabalho, à sustentabilidade financeira e ao potencial de crescimento, foram identificadas oportunidades de aprimoramento pertinentes às atividades desempenhadas pela COOCAL.
Além disso, a visita técnica – coordenada pelo Escritório Regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá –, intenciona auxiliar a organização em temas como a formalização e a profissionalização dos trabalhadores com o suporte de programas de capacitação oferecidos pelo Sebrae-SP. Dessa maneira, a próxima etapa da iniciativa consistirá na elaboração de um plano para orientar a aplicação de medidas em áreas como empreendedorismo, cooperativismo, assessoria técnica e logística.

De acordo com Douglas Eduardo Pereira, presidente da cooperativa, “o Sebrae-SP passou a oferecer suporte técnico por meio de visitas, diagnóstico da situação atual, orientações em gestão, além da proposta de um plano de ação com foco no impacto social, na melhoria da produtividade, na organização interna e na geração de renda”.
Ao fortalecer o cooperativismo e promover o desenvolvimento local, a iniciativa pretende a um só tempo gerar renda e fomentar a inclusão social na região. Para Márcio Araujo, consultor de negócios do Sebrae-SP à frente do projeto, “é incrível perceber o potencial das pessoas que querem vencer na vida e almejam ter horizontes mais expandidos”.
