ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP promove formação em gestão e finanças para agricultores de Ribeirão Branco

Capacitação fez parte do programa Agro Sempre e reuniu produtores interessados em melhorar a administração de suas propriedades
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP realizou, nos dias 17 e 18 de junho, uma capacitação gratuita voltada a produtores rurais de Ribeirão Branco, em parceria com a Prefeitura Municipal, o Fundo Social, a Secretaria Municipal da Agricultura e o Sebrae Aqui. A ação fez parte do programa Agro Sempre e teve como foco a melhoria da gestão das propriedades rurais da região.

O evento foi realizado na Secretaria Municipal da Educação, no Centro da cidade, e reuniu dezenas de produtores interessados em aprimorar conhecimentos sobre gestão, planejamento, finanças e crédito rural.

Ação fez parte do programa Agro Sempre

No primeiro dia, a analista de negócios do Sebrae-SP Letícia Marques conduziu uma palestra sobre gestão e planejamento, abordando ferramentas práticas para a organização das atividades no campo. Já no dia 18, o analista Fabrício de Paula ministrou uma oficina sobre finanças e acesso ao crédito rural, esclarecendo dúvidas e oferecendo orientações para um melhor controle financeiro das propriedades.

Os encontros tiveram formato dinâmico e prático, com foco na aplicabilidade dos conteúdos no dia a dia. Ao final da capacitação, os produtores receberam certificados de participação e, segundo os organizadores, saíram mais preparados para tomar decisões estratégicas em suas propriedades.

“A boa gestão é o ponto de partida para que o produtor rural tenha mais controle do seu negócio e consiga crescer com sustentabilidade. Nosso objetivo foi mostrar que, com planejamento simples e adequado à realidade do campo, é possível ter resultados concretos”, explica Letícia Marques, analista de negócios do Sebrae-SP.

A produtora rural Daniele Ferreira participou dos dois dias da capacitação e aprovou a iniciativa. “Achei o curso bem interessante, foi tudo muito claro e fácil de entender. Vou tentar usar a tabela e aplicar as orientações sobre como organizar as finanças no papel. Pretendo, inclusive, começar a aumentar, aos poucos, minha reserva pessoal, como foi sugerido, sempre dentro do meu orçamento e sem mexer nesse valor. O Sebrae-SP só tem a agregar ao nosso conhecimento. Sabemos o que precisa ser feito, mas não como aplicar, e é isso que o Sebrae nos ensinou”, enfatiza a participante.

Já o produtor rural Rodrigo Amstalden, além de aprovar a capacitação, aguarda também a abordagem em vendas e divulgação. “Eu participei e foi muito bom. Gostei muito da planilha de gastos, achei bem útil. No segundo dia, as orientações sobre como poupar dinheiro e investir foram muito importantes. Em um próximo gostaria de aprender sobre como vender o meu produto e a convencer a pessoa a comprar e também sobre como divulgar melhor o que estamos vendendo”, destacou.

  • Agro Sempre
  • Ribeirão Branco
  • sebrae-sp