ASN SP Atualização
Compartilhe

Sebrae-SP promove encontro com participantes do Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios 2025

Evento em Franca reuniu concorrentes da premiação e fortaleceu rede de empreendedoras
Por Redação
ASN SP Atualização
Compartilhe

O Escritório Regional do Sebrae-SP em Franca realizou, na última quinta-feira (18), um encontro especial com as mulheres que participaram do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025. O objetivo foi promover integração, troca de experiências e fortalecer a rede de relacionamento entre empreendedoras da cidade e região.

As participantes foram nomeadas “Embaixadoras do Empreendedorismo Feminino de Franca e Região”, assumindo o papel de multiplicar conhecimento e inspirar outras mulheres. O encontro ressaltou a importância da rede de apoio feminina para enfrentar desafios como desigualdade salarial, dupla jornada entre trabalho e família e dificuldades para equilibrar carreira, vida pessoal e saúde emocional. Foi reforçado que o empreendedorismo feminino é ferramenta de transformação social, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade.

A abertura foi conduzida pela gerente regional do Sebrae-SP em Franca, Iroá Arantes, que destacou os desafios e conquistas das mulheres no mundo dos negócios. “É uma alegria receber vocês. Cada história tem impacto não só na vida de quem empreende, mas também na de outras mulheres. Esse encontro foi pensado para criar conexões e fortalecer ainda mais essa rede”, afirmou.

Iroá também ressaltou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho, como a diferença salarial e a sobrecarga de responsabilidades entre carreira, família e vida pessoal. “É quase uma saga equilibrar todos os pratinhos. Por isso, precisamos de apoio mútuo e de espaços como este, que valorizam a força e a capacidade das mulheres”, completou.

Claudia Facioli, gestora do programa e analista de negócios do Sebrae-SP, ressaltou a importância da rede de apoio criada pelo Sebrae-SP. “Queremos que cada região tenha um grupo forte e atuante. Não se trata apenas de participar de uma premiação, mas de construir juntas um movimento contínuo de fortalecimento”, disse.

Paloma Mencarini, analista de agro do Sebrae-SP, destacou a diferença que a presença feminina faz nos negócios rurais. “Quando a mulher se envolve, o empreendimento ganha organização, controle financeiro e mais sustentabilidade. Nosso papel é mostrar que elas podem e devem assumir esse espaço ao lado dos homens, transformando a realidade da família e da comunidade”, explicou.

O encontro foi destinado a todas que se inscreveram na premiação — inclusive aquelas que não concluíram o processo de inscrição. “Se uma mulher começou a preencher, é porque acredita que merece estar nesse espaço. Por isso, todas foram convidadas. Queremos que este seja apenas o começo de uma caminhada coletiva”, finalizou Claudia.

Um momento especial foi o depoimento de Cleicy Alves de Brito, produtora rural de Batatais e fundadora da marca Florinda Óleos Essenciais, que conquistou o 1º lugar estadual e o 3º lugar nacional no prêmio do ano passado. Ela contou como transformou desafios em aprendizado. “Mesmo quando não ganhamos, já somos privilegiadas por participar. Muitas mulheres gostariam de estar no nosso lugar e não tiveram a iniciativa. Eu mesma já me sentia premiada só por estar concorrendo. Esse processo é uma reestruturação profissional e pessoal. No meu caso, foi também uma forma de mostrar à família que meu trabalho não é um hobby, mas um negócio sério e transformador”, afirmou.

  • Franca
  • premio sebrae mulher de negocios
  • sebrae-sp