ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP promove curso de captação de recursos para municípios na região

Ação reuniu gestores públicos de 13 cidades da região
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Sorocaba foi palco do curso “Elaboração de Projetos para Captação de Recursos para Municípios”, promovido pelo Sebrae-SP em parceria com o Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (Ceriso). A iniciativa reuniu gestores públicos de 13 municípios da região, com o objetivo de capacitá-los a identificar oportunidades de financiamento, estruturar projetos consistentes e ampliar a capacidade de investimento das cidades.

Participaram desta 1ª turma os municípios de: Alumínio; Araçariguama; Araçoiaba; Boituva; Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Piedade, Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba, Tatuí e Votorantim.

A capacitação foi direcionada a prefeitos, secretários, técnicos municipais e servidores públicos envolvidos com planejamento e gestão, e abordou temas como:

-Principais fontes de financiamento disponíveis para municípios, incluindo recursos federais, estaduais e internacionais;
-Modelagem e estruturação de projetos para aumentar as chances de aprovação em editais e convênios;
-Estudos de caso de iniciativas bem-sucedidas, que já garantiram investimentos importantes em áreas como saúde, educação, infraestrutura e inovação;
-Práticas aplicadas em sala, nas quais os gestores desenvolveram projetos reais de interesse de suas cidades.

O curso faz parte do eixo Gestão e Políticas Públicas do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae-SP, que tem como propósito fortalecer a gestão pública e promover o empreendedorismo. O programa oferece um conjunto de soluções para acelerar o desenvolvimento local. Municípios que implementarem ações em pelo menos três dos dez eixos previstos recebem o reconhecimento de Cidade Empreendedora, selo que valoriza boas práticas na administração pública e destaca cidades que se destacam pela inovação e eficiência.

Segundo o gerente regional do Sebrae-SP, Alexandre Martins, a capacitação é uma oportunidade estratégica para fortalecer a administração pública. “Muitos municípios têm boas ideias, mas encontram dificuldade em transformar essas demandas em projetos viáveis para captação de recursos. O curso veio justamente para suprir essa lacuna, dando ferramentas práticas e aumentando a competitividade das cidades da região”, destacou.

A consultora de negócios do Sebrae-SP, Priscila Rabano, também ressaltou a importância da ação conjunta: “A união dos municípios em torno de iniciativas como essa fortalece a região como um todo. Quanto mais preparados os municípios estiverem, mais recursos conseguirão captar para melhorar a vida da população”, finalizou.

-

  • sebrae-sp