Seis dias de imersão com atividades práticas que simulam os desafios do dia a dia dos empreendedores. Essa é a dinâmica do Empretec, principal programa de formação de empreendedores do mundo, que está com inscrições abertas para uma nova turma gratuita em Porto Feliz. O curso será realizado pelo Sebrae-SP de 4 a 9 de novembro.
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e conduzido no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, o Empretec trabalha o desenvolvimento de comportamentos empreendedores essenciais para o sucesso empresarial. Entre eles, estão: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; e independência e autoconfiança.
Segundo o consultor de negócios do Sebrae-SP, Flávio Palma, o Empretec é um divisor de águas na vida de muitos participantes. “São seis dias intensos e desafiadores. Muitas pessoas saem do curso transformadas e passam a fazer parte de uma rede enorme de contatos, os chamados empretecos”, afirma.
Durante o curso, os participantes se autoavaliam, identificam seus pontos fortes e fracos e são desafiados a adotar uma postura que reforce suas potencialidades e corrija suas fragilidades. O impacto dessa mudança comportamental reflete diretamente nos resultados pessoais e empresariais.
Um exemplo prático dessa transformação é Daniel Bertoncello, microempresário do ramo de café e participante do Empretec em 2023. Ele relata como o programa foi essencial para ampliar suas operações e encontrar novas oportunidades de negócio: “Inicialmente, eu comprava café a granel de um fornecedor confiável, processava e embalava. Durante o Empretec, identifiquei novas oportunidades, como a locação de máquinas e a manutenção de equipamentos. Hoje, quando visito um cliente, ofereço uma gama completa de produtos e serviços, não apenas o café, o que ampliou significativamente meu negócio.”
O programa tem sido fundamental na reversão do cenário de fechamento precoce de micro e pequenas empresas, que, segundo um estudo do Sebrae-SP, aponta que aproximadamente 29% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) encerram suas atividades em até cinco anos, frequentemente devido à falta de planejamento estratégico e gestão inadequada.
Nesse contexto, Flávio Palma ressalta que a capacitação oferecida pelo Empretec em Porto Feliz é uma oportunidade incrível para os munícipes, já que nem todas as cidades da região contam com turmas 100% subsidiadas. “Ter acesso ao Empretec de forma gratuita é uma chance excepcional para os empreendedores locais aprimorarem suas habilidades e transformarem seus negócios, algo que pode fazer toda a diferença na trajetória profissional de cada um”, afirma.
Os seminários acontecerão de 4 a 9 de novembro na Associação Comercial e Empresarial de Porto Feliz, localizada na R. Arcílio Borges, 162 – Centro. Para garantir a participação no Empretec, é necessário passar por uma entrevista de seleção, que tem como objetivo identificar o perfil empreendedor do candidato e avaliar se ele está em um momento propício para absorver toda a experiência e aprendizado que o programa oferece.
Os interessados podem se inscrever na lista de interesse através do formulário disponível em: https://forms.office.com/r/V4KuxdA5zt. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (15) 3229-029.