
O turismo no Alto Vale do Ribeira ganhou um importante reforço com a realização do 1º Encontro “Qualidade e Excelência no Atendimento ao Cliente”, promovido pelo Sebrae-SP em parceria com as Prefeituras Municipais e a governança regional do turismo. O evento ocorreu no Colégio Cecília Meireles, em Apiaí, e reuniu empreendedores e profissionais de diversos segmentos do setor turístico.
A iniciativa marcou o lançamento oficial do Programa de Turismo e Desenvolvimento do Alto Vale do Ribeira, com foco na qualificação do atendimento ao cliente e na valorização da experiência turística nos municípios de Apiaí, Barra do Chapéu, Itaóca, Itapirapuã Paulista e Ribeira.
Após um café de recepção, os participantes acompanharam a apresentação do programa regional e a palestra “Faça do atendimento uma ótima experiência”, conduzida por equipe técnica do Sebrae-SP, que trouxe dicas práticas sobre hospitalidade, encantamento do cliente e estratégias de diferenciação.

Também foi apresentado o Programa “Bem Receber Alto Vale”, que prevê um conjunto de ações voltadas à capacitação de colaboradores do comércio, prestadores de serviço e servidores públicos, como recepcionistas, balconistas, garçons, taxistas, frentistas e atendentes, entre outros profissionais que fazem o primeiro contato com os visitantes.
“Estamos investindo na base do atendimento ao cliente, porque acreditamos que a hospitalidade é o grande diferencial do turismo regional. Um visitante bem acolhido sempre volta, recomenda e movimenta toda a economia local. Este programa é uma oportunidade única para capacitar empresários e equipes, e transformar o modo como os nossos municípios recebem quem chega até aqui”, destacou Wilson Borges, gerente regional do Sebrae-SP.
O encontro foi elogiado pelos participantes, que saíram do evento motivados a aplicar os aprendizados no dia a dia, contribuindo para fortalecer o turismo e promover uma imagem mais acolhedora do Alto Vale do Ribeira. Para o empreendedor Peterson Pereira, a união de esforços deverá impulsionar o setor.
“O encontro foi extremamente positivo, pois reuniu diversos agentes do setor, seja hoteleiro, gastronômico etc., promovendo troca de experiências e ampliando nossa visão sobre o potencial turístico da região. Em conversas com o consultor André Scalco, relatei a importância da parceria entre o Sebrae-SP e a iniciativa privada com cursos profissionalizantes devido à falta de mão de obra qualificada. Meu interesse como empresário é ver Apiaí e região cada vez mais estruturada e preparada para receber visitantes. Eventos como esse ajudam a criar uma rede entre empreendedores, poder público e instituições de apoio como o Sebrae, que é fundamental nesse processo. O fortalecimento do turismo impacta diretamente o comércio local, gera renda, empregos e valoriza nossa cultura e gastronomia regional”, aponta.
