O Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos está expandindo suas ações de educação empreendedora para as escolas da região. Com um portfólio de soluções educacionais alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e subsidiadas pelo Sebrae-SP, a abordagem vai além da sala de aula, incentivando o empreendedorismo como uma ferramenta de transformação pessoal e comunitária. A iniciativa contempla desde a educação básica até o ensino superior.
Construída há quase duas décadas pensando em colaborar com o preparo de jovens para as cidades do futuro, a atividade contribui com o desenvolvimento de competências empreendedoras junto a estudantes, educadores e gestores educacionais.
“A proposta é desenvolver habilidades como criatividade, inovação, cooperação e pensamento crítico, ajudando os jovens a se tornarem protagonistas de suas próprias trajetórias para que possam promover uma transformação na sociedade”, explica a gerente regional do Sebrae-SP Ariane Canellas.
As atividades já foram estabelecidas para cerca de 2 mil alunos da região. “Estamos trabalhando numa busca ativa para apresentar esse projeto de Educação Empreendedora a diretores de escolas e representantes de Secretarias Municipais de Educação, mas também estamos de portas abertas para que esses públicos nos procurem a fim de estabelecermos parcerias”, complementa.
O programa inclui desde ações rápidas até aulas mais extensas, proporcionando uma experiência completa e integrada ao cotidiano escolar. “Nossa equipe pode ir até a escola e explicar as possibilidades de aplicação dessa atividade, que conta com um portfólio completo de recursos e atividades, incluindo oficinas temáticas e 37 objetos de aprendizagem, além de um material adaptado ao Ensino Fundamental I, feito com gibis, que facilita a abordagem do empreendedorismo de forma lúdica e interativa”, ressalta Ariane.
Segundo ela, o Sebrae acredita que empreender vai muito além de abrir um negócio. “Empreender é sobre desenvolver habilidades como criatividade, inovação, colaboração, autoconsciência e a capacidade de agir, capacitando jovens e crianças para se tornarem líderes de suas vidas e contribuírem para suas comunidades. “A educação empreendedora não se limita à sala de aula; ela ecoa na vida familiar, já que muitos pais empreendem sem saber, e quando os filhos levam o assunto para casa, os benefícios refletem em toda a família”, relata.
A iniciativa é uma mobilização para construir uma sociedade melhor, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e preparar os jovens para o futuro, seja como empresários ou profissionais no mercado de trabalho.
Prefeituras e escolas interessadas em aderir aos programas de Educação Empreendedora do Sebrae-SP podem entrar em contato pelo telefone (16) 3362-1820. Há muitas atividades breves que podem ser realizadas ainda neste ano.