O Sebrae-SP, a Prefeitura Municipal de Buri e a Associação Comercial (ACIAB) vão impactar mais de 2,5 mil pessoas na cidade, entre crianças, jovens, adultos e idosos, com atividades empreendedoras de capacitação. O objetivo é fomentar o empreendedorismo local para o desenvolvimento da atividade econômica da cidade de forma sustentável.
O programa Cidade Empreendedora teve início no primeiro semestre de 2024 e terá atividades até o mês de novembro. O projeto prevê ações de cultura empreendedora em algumas escolas municipais para professores e estudantes, além de diversos cursos para atender diferentes públicos, entre eles o “Inove para Faturar Mais”; o “Melhores Resultados”; e uma capacitação direcionada ao agronegócio.
O curso “Inove para Faturar Mais” ainda possui vagas disponíveis. Ele é focado para micro e pequenas empresas formalizadas com aulas de finanças, inovação e marketing. Já o “Melhores Resultados”, também com vagas abertas, é voltado para os Microempreendedores Individuais (MEIs) aprimorarem suas técnicas de vendas e alavancarem o faturamento dos seus negócios. Por fim, as produtoras e produtores rurais serão beneficiados com capacitações para melhora da produtividade, implementação de rastreabilidade dos produtos, controle de finanças no campo e desenvolvimento de embalagens.
Para o gerente regional do Sebrae-SP no Sudoeste Paulista, Wilson Borges, o programa foi criado para unir todos os setores e agentes envolvidos na promoção do desenvolvimento econômico de Buri. “Entendemos que o empreendedorismo atua como impulsionador da economia e do desenvolvimento social. Esse projeto traz ações de políticas públicas, educação empreendedora e soluções setoriais que vão auxiliar na geração de emprego e renda no município”.
O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae-SP em parceria com agentes públicos e privados com o objetivo de fomentar, capacitar e desenvolver os municípios por meio do empreendedorismo. Os focos principais são a melhoria do ambiente de negócios, fomento ao empreendedorismo e a promoção da competitividade empresarial. As pessoas interessadas podem buscar mais informações pelo telefone (15) 3546-1211.