ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP participa da ExpoPinda 2025 com estande voltado à inovação tecnológica

Evento impulsiona agronegócio no Vale do Paraíba em áreas como inovação, tecnologia e sustentabilidade
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, o Sebrae-SP marcou presença na edição comemorativa de 60 anos da ExpoPinda. A feira agropecuária ocorreu em Pindamonhangaba, na Fazenda Princesa do Norte, com o objetivo de reunir produtores rurais e fornecedores para o desenvolvimento do agronegócio.

Presente no segundo dia do evento, Nelson Hervey Costa, Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, ressaltou que a instituição oferece soluções aos empreendedores locais por intermédio do Escritório Regional de Guaratinguetá e parabenizou o Sindicato Rural de Pindamonhangaba pela realização da feira. “O Sebrae-SP mais uma vez presente na Expo Pinda. Estamos aqui hoje trazendo startups e demonstrando nosso trabalho. Queremos que esses negócios inovadores sigam evoluindo e alcancem novos mercados”.

A gerente regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá, Juliana Chehouan, destacou que a entidade forneceu às startups opções de tecnologia para a troca de comunicação com os produtores rurais. Além disso, Juliana salientou que esse ano o fio condutor da iniciativa foi unir tecnologia e oportunidades como forma de gerar conexões.

“O Sebrae é muito importante para esse tipo de ação porque é o acesso ao mercado que a gente proporciona para os nossos clientes, então além da parte de gestão, da parte de marketing, finanças e administração, a gente traz para eles a oportunidade de acesso ao mercado porque o objetivo do Sebrae é promover o aumento de faturamento para as micro e pequenas empresas, para os produtores e para os empreendedores em geral. Então para a gente é muito gratificante estar nesse tipo de evento e trazer os nossos clientes para justamente alcançar esse objetivo com eles”, afirmou Juliana.

Dessa maneira, ao fazer jus ao seu compromisso em impulsionar a cultura empreendedora em diversas áreas, o Sebrae-SP contribui para o fortalecimento de iniciativas como o podcast “Veterinária 360”, criado há um ano e meio por Rodrigo Carmo. Ao participar da Expo Pinda 2025 com o apoio da entidade, o expositor afirma que a ideia do projeto nasceu a partir de uma demanda comunicacional. “O podcast surgiu de uma necessidade que eu vi no mercado, onde as comunicações não chegavam para quem estava na ponta. Ou seja, às vezes aquele produtor rural não conseguia ter as informações de vacinação, de como cuidar do animal, de tecnologia, de inovação. Então, existe uma dor e existe uma dor na comunicação do agronegócio, principalmente para o pequeno e médio produtor. A ideia do podcast é trazer a ciência de maneira simplificada para quem não tem tanta instrução ou não tem tanto entendimento”.

Além disso, o médico veterinário aponta que o Sebrae-SP teve um papel relevante ao auxiliá-lo a organizar seu modelo de negócio e afirma que a chance de participar da feira permite uma “proximidade com o produtor rural para entender a demanda, a necessidade bovina, a produção de leite, trazer os insumos, mostrar as novas possibilidades. Tenho certeza de que a gente consegue ser bem mais acessível”, reflete.

Já Marcelo Nogueira, fundador da startup “Nozes Geoinformações”, avalia que a ajuda do Sebrae-SP é imprescindível para tornar o seu negócio “um pouco mais conhecido e comercializado perante o setor privado e o setor público”. “Nós trabalhamos com arquivos geoespaciais, criamos uma inteligência artificial para identificar resíduos, descarte de resíduos, lixos em ambientes urbanos e ambientais. Essa coleta é feita pelo nosso ecossistema de ESG, de sustentabilidade e é enviado para uma planta, para um tratamento de conversão desse resíduo por meio de uma mosca. Assim, contar com o apoio do Sebrae abre portas para novos clientes, parceiros e investidores também”.

Parceira de longa data do Sebrae-SP, a empreendedora Thalita Naressi esteve na Expo Pinda 2025 para mostrar um pouco de seu trabalho à frente da “Café Nosso Grão”, startup que transforma, nas palavras da fundadora, “um simples cafezinho em um cafezão fortificado, onde você tem uma xícara de café de proteínas, fibras e alguns minerais que você vai repor ao longo do seu dia sem deixar de tomar o seu cafezinho”. Cliente do Sebrae-SP desde 2014, a expositora fez questão de enfatizar que a instituição tem um papel incontornável em sua caminhada como empreendedora. “O Sebrae sempre esteve ao meu lado, apoiando, principalmente, dando aquela força para que a gente, como empreendedor, possa mostrar a nossa tecnologia”, destaca.

  • expopinda
  • sebrae-sp