ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP participa da 5ª Semana do Empreendedorismo em Bragança Paulista

Idealizado pela prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, o evento atraiu cerca de 230 micro e pequenos empreendedores
Por Redação
ASN SP
Compartilhe
O Diretor Técnico do Sebrae-SP Marco Vinholi 5ª Semana do Empreendedorismo (Foto: Sebrae-SP)

O Sebrae-SP participou como apoiador da 5ª Semana do Empreendedorismo de Bragança Paulista, juntamente com outras instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato Rural, Sincobrag e Ciesp. O evento foi realizado de 22 a 26 de setembro, e contou com diferentes palestras e temas abordados, além da presença do Sebrae Móvel na cidade durante a semana toda.

Idealizada pela Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, a Semana do Empreendedorismo foi pensada para abranger a maior quantidade de pessoas possível, tratando de temas como empreendedorismo do futuro, empreendedorismo feminino, agronegócio, reforma tributária e futuro do varejo.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Bragança Paulista, André Elesbão, a diversidade nos conteúdos foi essencial para que todos os empresários e candidatos a empresários pudessem desenvolver seus negócios de forma mais perene, com foco em planejamento de médio a longo prazo.

“Nós entendemos que os micro e pequenos empreendedores são os indutores da economia, porque eles estão criando empregos, gerando renda, fazendo esse motor girar aqui em Bragança Paulista. Nós trabalhamos e idealizamos a realização dessa Semana do Empreendedorismo para que eles tenham êxito nos negócios e, consequentemente, transformem esse êxito em prol do município”, comenta.

Marco Vinholi, Diretor Técnico do Sebrae-SP, que esteve presente na abertura oficial da Semana, destacou a posição estratégica de Bragança na região, com o empreendedorismo como uma das principais vocações. O diretor ainda citou o programa ESG Bragança, parceira da prefeitura do município com o Sebrae-SP e outras instituições para desenvolvimento e fomento de MPEs locais, como um dos mais completos em sua totalidade, sendo, inclusive, demonstrado como exemplo para outras instituições governamentais.

Programação da Semana

Foram três palestras conduzidas por profissionais do Sebrae-SP ao longo da semana. A primeira delas foi “Empreendedorismo do Futuro”, ministrada pelo assessor da Presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Renato Fonseca, que tratou de tendências como sustentabilidade, educação empreendedora, digitalização, uso de tecnologias inovadoras, valorização da diversidade, experiência do cliente, desenvolvimento de competências, aprendizado contínuo, resiliência e cocriação.

A segunda foi “Loja do Futuro”, ministrada pela consultora especialista em marketing do Sebrae-SP, Tais Fernanda, que tratou de estratégias digitais, mídias sociais, produção de vídeos, canais de venda on-line e melhorias no layout e visual das lojas físicas.

Por fim, “Gestão do agronegócio: o agro vende mais com marketing bem-feito”, foi ministrada pelo gestor estadual do agronegócio do Sebrae-SP, José Eduardo Carrilho, e o consultor de negócios do Sebrae-SP em Jundiaí, Samuel Souza, que tratou de como estratégias modernas de marketing digital e branding ajudam produtores rurais a conquistar novos mercados, agregar valor e aumentar vendas.

Felipe Cifarelli, empreendedor no ramo da comunicação, participou da palestra sobre empreendedorismo do futuro e conta que escolheu o assunto para aprimorar seus conhecimentos na área, já que a comunicação está em constante evolução. “Eu acho que empreendedorismo do futuro tem tudo a ver com comunicação, principalmente nessa era das redes sociais que a gente vive. As empresas, principalmente as micro e pequenas, querem ter um posicionamento online, e essa palestra veio para agregar muito no meu conhecimento, em como eu posso desenvolver meu negócio e como eu posso oferecer um projeto para potenciais clientes”, diz.

Sebrae Móvel na 5ª Semana do Empreendedorismo (Foto: Sebrae-SP)

Sebrae Móvel

Além da programação com palestras, o Sebrae Móvel esteve presente no município de Bragança Paulista durante toda a semana. Além de proporcionar experiências interativas e inovadoras com seis estações de experiência, incluindo telas touchscreen e realidade virtual e aumentada, o Sebrae Móvel também realizou atendimentos para toda a população.

O gerente regional do Sebrae-SP, Fabio de Paula, comenta que a ação com o Sebrae Móvel representa, também, a integração do território. “Nosso objetivo com essa ação foi permitir que toda a população pudesse ter acesso aos serviços do Sebrae Móvel, tanto aqueles que já conhecem o Sebrae como aqueles que ainda não. A prefeitura de Bragança Paulista ter apoiado essa iniciativa mostra o olhar integrado que temos no território e um objetivo em comum, que é desenvolver o micro e pequeno empreendedor da região”, finaliza.

  • 5ª Semana de Empreendedorismo
  • Sebrae Bragança Paulista