N.T. tem 16 anos de idade e está no segundo ano do ensino médio. Na tarde da sexta-feira (28/03) ela participou de dinâmica comportamental com o tema: Autoestima e Confiança – “Como melhorar sua imagem e alcançar sucesso”. Na atividade, revelou ser uma pessoa amigável, vergonhosa e sensível. “Ao mesmo tempo que faço muitas amizades tenho insegurança de perder todas elas. Eu sou muito sensível com palavras, qualquer atitude que elas façam pode me doer”, desabafou.
A adolescente faz parte do Projeto Florescer, desenvolvido pelo Instituto Arany Marchetti em parceria com o Sebrae-SP do Grande ABC, dentro da Instituição Beneficente Irmã Marli, localizada no Morro do Kibon, em Santo André. “Achei muito interessante saber que outras pessoas têm algo em comum com você”, disse N.T. sobre a experiência.
A atividade foi conduzida pela analista de negócios do Sebrae-SP, Angela Martins. “Essa primeira aula trouxe bastante reflexão. Eles ainda estão retraídos, mas vamos pegar mais intimidade e eles vão conseguir se expor mais, falar mais sobre o que pensam e sentem”, avalia Angela.
Ao longo do programa, 60 jovens, com idades entre 13 e 17 anos, terão acesso a palestras e conteúdos para prepará-los para a inserção no mercado de trabalho. O curso oferece 24 horas de capacitação, realizadas todas as sextas-feiras, abordando 24 temas, como: impacto da autoestima no sucesso da carreira; como lidar com adversidades e se destacar no mercado de trabalho; importância da empatia e da comunicação assertiva; e como trabalhar em equipe para crescer profissionalmente.
Para Lilian Fernandes, gestora do Instituto Arany Marchetti, a capacitação profissional é fundamental para que os jovens consigam entrar e permanecer no mercado de trabalho, pois auxilia no desenvolvimento de competências e superação de desafios. “Contar com o Sebrae neste projeto, desenvolvendo temas e aplicando as aulas será um diferencial na vida desses jovens em busca do primeiro emprego. Além do cuidado na elaboração dos temas também reconhecemos a capacidade técnica dos consultores. É um prazer estarmos juntos por mais um ano, buscando fazer a diferença”, comemora.