
O Sebrae-SP, em parceria com a Associação Comercial, realizou a capacitação “Atendimento presencial com qualidade”, na sede da Associação Comercial em Itararé. O treinamento foi ministrado pelo analista de negócios do Sebrae-SP, Fabrício Machado, e reuniu empreendedores locais em busca de aperfeiçoar o relacionamento com os clientes.
Durante o encontro, as pessoas participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre suas posturas no atendimento e aprender estratégias práticas para melhorar a experiência do consumidor. Além do conteúdo teórico e das dinâmicas em grupo, o evento contou também com brindes aos vencedores das dinâmicas, tornando o momento ainda mais especial e interativo.
Segundo Fabrício Machado, “Um bom atendimento começa pela escuta. O cliente quer ser ouvido, compreendido. Quando falamos menos e ouvimos mais, conseguimos entregar exatamente aquilo que ele precisa e isso gera conexão e fidelização”.
Victoria Lagos, que participou do treinamento, compartilhou a sua experiência. “O encontro foi incrível, adorei a dinâmica, que foi muito interessante para conhecermos melhor as pessoas. Nós acabamos julgando o cliente em poucos segundos e temos que saber conhecê-lo. Temos que nos comportar de maneira certa e tratar bem o cliente. Como o ministrante mesmo disse, é falar menos e escutar mais, conseguir entender o lado do cliente. Pode ser que ele não compre, pode ser que ele veio para ver, testar você, ver como é o seu atendimento, e assim acabar sendo realmente um cliente fiel. Foi uma formação muito legal com dinâmicas interessantes e ótimas para conhecermos nossos clientes. Para mim foi tudo muito diferente, aprendi coisas que eu não sabia na prática. Gostei muito da palestra, foi maravilhosa e recomendo para todo mundo que ainda não assistiu”.
