
Com o objetivo de promover a inovação e aumentar a produtividade no setor agro, o Sebrae-SP deu início ao novo ciclo do programa ALI Rural (Agentes Locais de Inovação), que irá de agosto de 2025 a julho de 2026. A iniciativa é voltada exclusivamente para produtores rurais formalizados, que terão acesso a atendimentos gratuitos com foco em melhorias técnicas, gestão, sustentabilidade e inserção de novas tecnologias no processo produtivo.
Neste ciclo, o Sudoeste Paulista contará com três agentes de campo: duas médicas veterinárias e uma engenheira florestal, que realizarão 10 encontros individuais e dois encontros coletivos com cada produtor participante.
Antes do início oficial dos atendimentos, as profissionais passaram por um processo de capacitação no Escritório Regional do Sebrae em Piracicaba, onde puderam se aprofundar nas metodologias e boas práticas do programa, além de capacitações durante todos os dias do mês de agosto, de forma online no ER em Itapeva.
“A capacitação foi muito proveitosa, com conteúdo prático e aplicável no dia a dia. Pretendo usar os aprendizados para fortalecer minha atuação com os empreendedores rurais, auxiliando estes ao crescimento e desenvolvimento dos seus empreendimentos, contribuindo com soluções sustentáveis e efetivas. Estou ansiosa para a vivência a campo e com ótimas expectativas para essa ação”, relata Thais Camargo, uma das agentes locais.
“Gostei muito desta etapa inicial, principalmente dos relatos que os outros ALIs fizeram em ciclos anteriores. Ficou claro o quanto no Sebrae há uma gama de serviços e facilities à disposição para levar inovações ao campo. Espero ajudar, como agente de inovação local, os nossos empreendedores a alcançarem seus objetivos”, afirma Gabriela Botelho.
“A capacitação foi essencial para aprofundar no assunto e iniciar de forma mais estratégica e assertiva. Ótimo ter a Faculdade Sebrae também. Com os conhecimentos apresentados, pretendo aplicar as metodologias com o empreendedor rural. A ideia é fortalecer com os produtores a busca de soluções adequadas conforme sua necessidade e trazendo inovação”, destacou Ana Cristina.
Os produtores rurais interessados em participar ainda podem se inscrever até o dia 31 de agosto por meio do link. Mais informações pelo WhatsApp (15) 99103-1699. Entre os benefícios do programa, destacam-se a redução de custos, o aumento da produtividade, a melhoria na gestão financeira, o acesso a tecnologias, a otimização do processo produtivo, o aperfeiçoamento dos controles gerenciais e a exploração de novas oportunidades de mercado.
-
