ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP oferece capacitação sobre empreendedorismo e marketing para estudantes de Ribeirão Branco

Cultura empreendedora ganha cada vez mais destaque na educação no Sudoeste Paulista
Por Redação
ASN SP
Compartilhe
Eduardo Galvão, do Sebrae-SP, aplica oficina de empreendedorismo e marketing para estudantes de Ribeirão Branco (Foto: Sebrae-SP)

O Sebrae-SP, a convite da professora Carol Teobaldo, deu início ao projeto “Educação Empreendedora” com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Luiz José Dias, em Ribeirão Branco. Na última semana, o consultor de negócios do Sebrae-SP, Eduardo Galvão, ministrou uma palestra sobre empreendedorismo e marketing, na qual pôde abordar desde a preparação para a abertura de um negócio, até as estratégias para que ele se consolide e se diferencie neste mercado tão competitivo.

Na próxima etapa do projeto, os alunos irão se dividir em grupos e visitar algumas empresas de Ribeirão Branco, nas quais deverão coletar informações necessárias para se obter um diagnóstico do empreendimento. A ideia é que os estudantes passem a se familiarizar cada vez mais com o universo dos negócios e passem a considerar o empreendedorismo como uma alternativa de carreira.

“Eles irão coletar informações das empresas, como análise de concorrentes, análise de clientes, quais produtos estas empresas vendem, quais os preços que praticam, ou seja, uma análise básica do negócio em si. Depois irão apresentar esse trabalho em sala de aula. Posteriormente, de acordo com a coleta feita pelos alunos sobre as dificuldades das empresas, o Sebrae irá atendê-las, com o objetivo de melhorar a gestão desses pequenos negócios locais”, conta Galvão.

Para a professora Carol Teobaldo, este tipo de programa estimula os alunos do curso técnico de vendas ao empreendedorismo, e consequentemente eles aprendem estratégias para se tornarem exímios vendedores.

“É um projeto inovador, que trará engajamento e muitas oportunidades aos nossos jovens cursistas em vendas. A decisão em implantar esse projeto à turma do curso técnico foi para que eles pudessem aprender na prática sobre o marketing através de atividades extraclasse e a desenvolver uma melhor comunicação e estratégias de vendas. Os alunos estão mostrando-se curiosos e empolgados para pôr em prática a aula teórica”, contou a educadora.

  • Sebrae Ribeirão Branco