Com foco no fortalecimento do setor de artesanato regional, o Sebrae-SP no Alto Tietê promoveu, nesta quinta-feira (4/9), em Mogi das Cruzes, a Formação para Artesãos (FormArte) “Transforme seu Artesanato em Negócio de Sucesso”. A capacitação tem como objetivo apoiar os empreendedores na hora de divulgar e vender seus produtos.
Durante a formação, os artesãos tiveram acesso a uma série de conteúdos, incluindo uma oficina voltada para a criação de vitrines atraentes, oferecida em parceria com o Senac. A capacitação também contou com insights sobre marketing, atendimento ao cliente, uso estratégico das redes sociais, inovação e tendências de mercado apresentados pelo consultor de negócios do Sebrae-SP, Márcio Barbosa.

A gestora regional de Economia Criativa e Turismo no Alto Tietê, Samira Gardziulis, destacou que a iniciativa contribui para divulgar estratégias aplicáveis no dia a dia dos negócios, impactando a atração de novos clientes, a ampliação da visibilidade da marca e o aumento das vendas.
“O FormArte acompanha de perto as novas oportunidades do setor artesanal, conectando os participantes às demandas atuais de consumo como produtos sustentáveis, experiências personalizadas e valorização da produção local”, afirmou.
O artesão Júlio Lopes revelou que retomou o artesanato após se aposentar. “Esse evento tem sido muito produtivo, pois oferece muitos conhecimentos e orientações úteis, como dicas sobre a exposição de produtos e o uso das redes sociais”, disse.
Para a artesã Edneia Clara dos Santos, os eventos são oportunidades para reunir os artesãos e promover a troca de experiências. “Essa é uma chance de obter novas informações, ficar por dentro das tendências e das oportunidades geradas no setor, incluindo a participação em feiras e exposições”, explicou.

A capacitação também serve como critério para a participação dos artesãos em feiras e eventos apoiados pelo Sebrae-SP. Entre as oportunidades apresentadas está a Feira do Empreendedor, que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de outubro no São Paulo Expo, na capital paulista.
Desde 2022, o edital Compre do Pequeno abre espaço para a participação de expositores na área do Shopping Compre do Pequeno, um espaço 100% subsidiado pelo Sebrae-SP, destinado a Microempreendedores Individuais (MEIs), agricultores familiares e artesãos que desejam comercializar seus produtos. São 264 vagas disponíveis para todo o Estado de São Paulo. Para a FE25, o Sebrae-SP está com inscrições abertas para microempreendedores individuais (MEIs) queiram expor e vender seus produtos. As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro pelo link.
