
Apicultores do Vale do Ribeira terão oportunidade de participar de um dos principais eventos do setor no Brasil. Com apoio da Apivale, o Sebrae-SP realizará missão técnica para o 15º Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura (Conbrapi), que neste ano ocorre em Florianópolis (SC). A saída da missão será na próxima quarta-feira, 13 de maio, com retorno previsto para o dia 16. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 12/05 pelo link. Para integrar a comitiva, o produtor precisa ser formalizado (ter CNPJ).
Os participantes também devem garantir a inscrição no Congresso pelo site, além de se hospedar por conta própria em hotel ou pousada em Florianópolis, já que será necessário pernoitar na cidade (do dia 14 para o dia 15).
“O Conbrapi é o principal encontro nacional dedicado à apicultura e à meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). O evento reúne produtores, pesquisadores, empresas e instituições que atuam no setor para apresentar novas tecnologias, práticas de manejo e equipamentos, além de discutir as tendências do mercado. É um espaço importante de aprendizado, troca de experiências e geração de oportunidades para os apicultores”, destaca o consultor de negócios do Sebrae-SP, Lucas Cárnio.
Ele explica que a missão técnica integra as ações de fortalecimento da Cadeia Produtiva Local (CPL) de Apicultura do Vale do Ribeira, reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo e liderada por uma governança composta pelo Sebrae-SP, Sindicato Rural de Juquiá e Apivale (Associação dos Apicultores do Vale do Ribeira).
A programação do Congresso conta com painéis temáticos, minicursos, visitas técnicas e exposições, além de concursos de mel, pólen, fotografia e livro. Serão mais de 100 estandes de equipamentos, materiais e produtos das abelhas, apresentando novas tecnologias e abrindo espaço para oportunidades comerciais no setor.
O Conbrapi reúne ainda o museu apícola, um espaço que resgata a história e a cultura da apicultura no Brasil, com fotos, livros e equipamentos que preservam a memória e mostram a evolução da atividade. No palco central, haverá programação de apresentações culturais, demonstrações e atividades interativas.
SERVIÇO
Missão técnica para o Congresso Brasileiro de Apicultura em Florianópolis
Saída: dia 13/05 à noite
Participação no congresso: dias 14 e 15/05 (necessário reservar hotel)
Chegada prevista no Vale do Ribeira: dia 16/05 pela manhã
Inscrição para a missão até 12/05: https://forms.office.com/r/ZEd5EY5MeW
Participantes devem ter CNPJ
Inscrição para o Congresso: https://conbrapi.com.br/inscricoes/
-
-
