ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP leva Uva Niagara Rosada de Jundiaí para o Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas

Uva e seus produtos derivados foram destaque na feira gastronômica do evento
Por Redação
ASN SP
Compartilhe
Uva Niagara Rosada de Jundiaí – ENMCOOP

O Sebrae-SP participou pela primeira vez do Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas (ENMCOOP), esse ano em sua 6ª edição e realizado em Itupeva nos dias 2 e 3 de dezembro. Além de uma programação de palestras, rodas de conversa e fluxo de atendimento, a instituição levou 11 empreendedores/empreendedoras da região de Jundiaí para exporem seus produtos ao longo dos dois dias de evento. Entre eles, estava a Cooperativa Agrícola Nossa Senhora das Vitórias (NSV Frutas), responsável pela produção da Uva Niagara Rosada de Jundiaí e seus produtos derivados como o suco da uva, vinhos e espumantes.

Bruna Borriero, produtora rural e cooperativista na NSV, esteve presente nos dois dias do encontro representando a cooperativa e conta que o saldo pós-evento é muito positivo. “Conseguimos apresentar muito bem os nossos produtos, mostrar a qualidade do nosso trabalho e reforçar a credibilidade da nossa cooperativa. Fizemos ótimos contatos e um networking muito rico, que com certeza pode gerar novas oportunidades no futuro. Tive a oportunidade de conversar com mulheres do mundo todo, além de muitas representantes aqui da nossa própria região. Conheci também diversas cooperativas do Sul e de Minas Gerais, atuando em diferentes áreas do agro, o que ampliou bastante nossa visão e nossas possibilidades de parceria”.

O Encontro recebeu mais de 1.200 mulheres de todas as regiões do país e de outros países da América do Sul como Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile. Bruna relata que o sucesso do estande foi muito além das vendas, mas de como a uva característica de Jundiaí foi apreciada pelo público presente. “Poder mostrar a uva rosada aqui está sendo uma experiência diferente também, porque o pessoal de fora mesmo já nos falou que é uma uva diferente, a coloração, o cheiro, a presença da uva, é tudo diferente. É uma uva que tem sua qualidade, feita aqui em Jundiaí e que está sendo muito bem vista por todos”, diz.

Mulheres no Agronegócio

De acordo com uma pesquisa do DataSebrae, no estado de São Paulo são pouco mais de 40 mil mulheres proprietárias rurais, o que representa 20,4% do total de donos de propriedades rurais. Apesar de ainda relativamente baixo, esse número representa um crescimento e evolução no segmento.

A analista de negócios do Sebrae-SP, Karoline Gonçalves, acredita que a presença do Sebrae-SP com suas 11 expositoras vem para reforçar o posicionamento da instituição no setor do agronegócio e com as mulheres empreendedoras. “Estar presente nesse encontro significa apoiar mulheres que inovam, que empreendem e que transformam suas realidades. É uma oportunidade de dar visibilidade aos negócios delas, estimular conexões e reafirmar o papel do Sebrae-SP como parceiro estratégico no desenvolvimento das cooperativas e do empreendedorismo feminino”, relata.

Um dos principais objetivos da ENMCOOP é justamente celebrar e fomentar o protagonismo feminino dentro do agro e, esse ano, o Encontro teve como foco discutir a presença de mulheres dentro das cooperativas.

Bruna vê esse tipo de evento como muito importante para mostrar como cada vez mais mulheres estão presentes na agricultura, na administração e tomando frente dos negócios junto com os homens. “Eu acho que incentiva muito a próxima geração que está vindo, a sucessão familiar também, porque a gente já está mostrando para o pessoal que antes era uma coisa do futuro falar da mulher nesses eventos, da mulher na agricultura, e hoje já é algo muito mais presente. Então, essa visão está nos trazendo novas oportunidades e isso vai ser bom para quem está chegando agora, ver que é possível. É possível participar e é possível estarmos inseridas dentro desse contexto”, finaliza.

Indicação Geográfica

A Uva Niagara Rosada está em processo de conseguir uma Indicação Geográfica (IG) e o Sebrae-SP está envolvido para trabalhar com a estruturação e elaboração de um plano estratégico para esse projeto, no qual elementos como a qualidade dos processos produtivos de manejo com a uva serão tratados, uma estratégia de novos mercados e o reposicionamento desse produto nobre a partir de uma estrutura de união entre os produtores.

A Indicação Geográfica (IG) é um registro dado a produtos ou serviços que carregam as características do lugar de onde vêm. Isso dá a eles reputação, valor próprio e uma identidade única que os diferencia de outros similares no mercado. São itens com uma qualidade especial, influenciada por fatores como o solo, o clima, a vegetação e o jeito tradicional de fazer. A IG da Uva Niagara Rosada engloba, além de Jundiaí, as cidades de Itatiba, Itupeva, Jarinu e Louveira.

Para Bruna, o fato de cooperativas estarem envolvidas no processo para conseguir a IG pode ser uma peça fundamental para ajudar na distribuição da fruta. “Uma cooperativa estruturada, representativa e organizada facilita vários pontos importantes do processo, como a unificação dos produtores, o que garante padrões de qualidade, a organização da documentação técnica e do histórico produtivo, a força institucional para dialogar com entidades e órgãos responsáveis, credibilidade para demonstrar que a região tem tradição, diferencial e identidade própria e a capacidade de mobilização, que é fundamental para manter um IG depois que ele é aprovado. Uma cooperativa sólida não só fortalece o pedido de IG, como pode ser justamente o que falta para viabilizar o reconhecimento da uva da região no futuro”, ressalta.

  • empreendedorismo feminino
  • sebrae-sp