ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP leva palestras sobre startups para universitários da região de Botucatu

Programa Spark tem inscrições abertas até 31 de março
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP está rodando a região com uma série de palestras para apresentar o Spark, um programa pensado para ajudar universitários a tirarem do papel aquela ideia ou projeto acadêmico que pode virar uma startup de sucesso. As palestras já passaram por Botucatu, Avaré e São Manuel, conduzidas por Mariava Wagner de Toledo Pizza, consultora de negócios e inovação do Sebrae-SP de Botucatu.

O Spark faz parte do Sebrae for Startups, uma iniciativa que apoia startups paulistas e incentiva o empreendedorismo dentro das universidades. O programa está com 10 mil vagas abertas para estudantes de todo o estado e as inscrições são gratuitas até o dia 31 de março. Quem quiser participar pode se inscrever pelo site https://sebraeforstartups.sebraesp.com.br/startups/spark.

A ideia é conectar o conhecimento acadêmico ao mercado e mostrar para os alunos que suas pesquisas e projetos podem, sim, virar negócios reais. Segundo Alessandra Ruchet, gestora do programa, um dos principais objetivos é ajudar os participantes a entenderem se a ideia que estão desenvolvendo resolve um problema real e se tem potencial para crescer.

Para Mariana Wagner Piza, analista de negócios do Sebrae-SP, essa jornada é uma grande oportunidade para os universitários que querem fazer a diferença. “O Spark ajuda os estudantes a enxergarem problemas e pensarem em soluções inovadoras. Além disso, eles passam a fazer parte de uma comunidade engajada, onde podem desenvolver suas ideias e se preparar para captar recursos”, explica.

O programa é dividido em fases. Primeiro, os participantes passam por workshops online, onde aprendem sobre validação de negócios, definição do público-alvo, criação do MVP (Produto Mínimo Viável), estratégias de marketing e apresentação de pitch. Depois, entram na fase de mentorias especializadas, onde recebem orientação para aprimorar seus projetos.

Na reta final, todos apresentam suas ideias para uma banca avaliadora. Os 60 melhores projetos – 30 da capital e 30 do interior – são selecionados para um Bootcamp em São Paulo. Durante três dias, os participantes terão acesso a mentorias, networking e palestras, tudo subsidiado pelo Sebrae-SP, incluindo passagens e hospedagem para quem vem do interior.

No ano passado, o Spark reuniu mais de mil participantes de 180 cidades e teve o apoio de 200 instituições de ensino. Agora, a expectativa é ampliar ainda mais esse impacto e ajudar mais universitários a transformarem seus projetos em negócios inovadores.

Quem quiser saber mais sobre o programa pode procurar o escritório do Sebrae-SP em Botucatu, localizado na Rua Costa Leite, 1570. O telefone para contato é (14) 3811-1714.

-

  • Programa Spark Sebrae