ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP leva cultura empreendedora para Itaoca

Projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” teve seu piloto aplicado para professores e gestores educacionais da rede estadual
Por Redação
ASN SP
Compartilhe
Capacitação contou com professores e gestores de ensino em Itaoca (Foto: Sebrae-SP)

Nos últimos dois finais de semana, dias 22, 23, 29 e 30 de junho, professores e gestores educacionais da escola Professora Anezia Amorim Martins, no bairro Pavão, em Itaoca, participaram de um piloto presencial do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), curso do Sebrae que promove a cultura empreendedora nas escolas e incentiva as crianças a fazerem, pensarem e aprenderem, características fundamentais dos comportamentos empreendedores. A escola estadual agora se junta à municipal EMEIEF Prof. Benedito Pontes Filho, que já aplica a capacitação aos estudantes do 5º ano na cidade.

O JEPP possui uma proposta pedagógica para cada ano do ensino fundamental. Por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Para que o curso dê certo entre os estudantes, o Sebrae-SP capacita previamente os professores e gestores educacionais com objetos de aprendizagem, agora de forma presencial. Estão inclusas atividades literárias, filmes e jogos com o objetivo de sensibilizar os jovens a refletirem sobre valores, atitudes empreendedoras, cidadania, ética, sustentabilidade, diversidade e a busca do autoconhecimento para despertar competências e habilidades.

“Essa experiência que vivemos com o JEPP foi muito boa, pois vai ser de grande valia para os nossos professores e alunos, já que vem ao encontro do currículo da escola PEI (Plano Educacional Individualizado) e com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do estado de São Paulo. Estamos muito contentes com essa oportunidade”, destaca o professor e vice-diretor da escola Professora Anezia Amorim Martins, João Joaquim Barbosa.

Professores e gestores de ensino durante a capacitação em Itaoca (Foto: Sebrae-SP)

A professora Fernanda Camargo também participou das capacitações. “O JEPP está vindo para incrementar um pouquinho a nossa formação. Será de grande valia para as crianças, pois a gente vai conseguir resgatar diversas culturas. Nós estamos todos os dias em transformação, então da mesma forma que vai ser transformador para nós professores, será uma experiência transformadora também para as crianças”, comenta.

Atualmente, a escola Professora Anezia Amorim Martins contribui com a educação de cerca de 120 estudantes, inclusive alunos que fazem parte de comunidades quilombolas na região, como a do Cangume, na zona rural de Itaoca. O Sebrae-SP já esteve na comunidade aplicando capacitações do programa Empreenda Rápido aos adultos e agora atua junto com a Prefeitura, com o Departamento Municipal de Cultura e com a Secretaria da Educação também no desenvolvimento das crianças.

“Aplicar o JEPP em Itaoca, inclusive para estudantes de comunidades quilombolas, é respeitar a história e as tradições locais e dar acesso à cultura empreendedora. O JEPP é um programa que, desde a infância, vai ensinando que empreender não é apenas abrir um negócio, mas é convívio social, plantar, colher e sonhar. Faz parte da nossa essência praticar a inclusão e queremos, junto com nossos parceiros locais, criar ainda mais programas que façam sentido para a região”, destaca o gerente regional do Sebrae-SP, Wilson Borges.

  • Sebrae Itaoca
  • Sebrae JEPP Itaoca
  • Sebrae Jovens Itaoca
  • Sebrae-SP Quilombolas