ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP lança ‘Prepara Gastronomia’ para 10 empresas de São João da Boa Vista

Inédito no Estado, projeto-piloto tem consultoria voltada para negócios de alimentação fora do lar e oferece acompanhamento especializado em finanças, operações e vendas
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP lançou o projeto-piloto ‘Prepara Gastronomia’ com a participação de dez empresas do segmento da alimentação fora do lar, entre elas, pizzaria, hamburgueria, cafeteria, bar, restaurante e comida japonesa, todas de São João da Boa Vista. O objetivo do experimento é trazer a transformação para os empresários do setor, trabalhando finanças, vendas e operação.

O lançamento ocorreu em março, na Casa de Carnes Mantiqueira Açougue e Restaurante. Além deste estabelecimento, os demais participantes são: Artesano Burguer, Armazém Dezoito86, Cravo e Canela Artesanato e Café, Dom Caneco Restaurante, Food Park Dom Pedro II, Hamburgueria Big Jhony, Kasa Sushi, Pizzaria Big Boca e Só Filet na Brasa.

Joaquim Peçanha Filho, proprietário da Casa de Carnes Mantiqueira Açougue e Restaurante, participa do ‘Prepara Gastronomia’ e destaca a boa condução do programa. “Muito bem elaborado pela equipe do Sebrae e a expectativa está gigante, para nos orientar, nos ajudar a auxiliar, com todas as partes de custo, de divulgação e tudo mais”.

A opinião é compartilhada pelo proprietário do Kasa Sushi São João, Frederico Mauro. “Acredito que vai ser uma troca muito boa. No primeiro encontro, a gente já viu que está todo mundo disposto a contribuir. O pessoal do Sebrae também traz muito conhecimento e acredito que será muito grandioso para todo mundo, que vamos ter crescimento lá na frente, aprender muitas coisas”, antecipou.

O empresário Rodrigo Amorim, da Pizzaria Big Boca, comentou que estava ansioso para o início do projeto. “Acredito que mudará, e muito, a direção de todos os estabelecimentos de São João”.

Adrielli Vicente Tiburcio, do Sebrae-SP

Responsável pelo projeto-piloto na região, Adrielli Vicente Tiburcio, gestora regional da indústria e alimentos e bebidas do Sebrae-SP, exemplifica que, na complexidade do cenário de segmento de alimentação, permeado pelo processo da indústria e de serviços de comercialização de produtos, se fez necessário um experimento que trabalhasse profundamente o setor. “Espera-se que as empresas participantes alcancem melhorias na gestão, principalmente no que tange a finanças, operações e vendas, que são as temáticas trabalhadas. Há, com isso, a expectativa de aumento de faturamento, melhoria de CMV (Custo de Mercadoria Vendida), tíquete-médio, entre outras”, disse.

Adrielli ressaltou que o segmento de alimentação fora do lar é muito complexo e necessitado de orientações. “Tendo em vista a taxa de mortalidade das empresas deste setor, este projeto será extremamente importante para contribuir com o desenvolvimento e melhorias nesta categoria. Portanto, para nós é um presente este projeto ter iniciado na nossa regional”, completou.

Brunna de Araújo Arruda, do Sebrae-MG

A consultora do Sebrae-MG Brunna de Araújo Arruda explica que a consultoria de Gestão Integrada do ‘Prepara Gastronomia’ é voltada para negócios de alimentação fora do lar e oferece um acompanhamento especializado nas três áreas fundamentais da gestão: finanças, operações e vendas.

“A proposta é diagnosticar e estruturar esses pilares de forma conectada, promovendo maior eficiência nos processos, rentabilidade e competitividade. Em finanças, o foco está no controle de custos, precificação estratégica e fluxo de caixa. Em operações, busca-se padronizar processos produtivos, otimizar recursos e melhorar o atendimento. Já em vendas, são trabalhadas ações para atrair e fidelizar clientes, ampliar canais de comercialização e alinhar a comunicação com o posicionamento do negócio. Tudo isso respeitando a realidade de cada empresa, com soluções práticas e aplicáveis”, disse.

:: Confira as fotos do lançamento ::

“O piloto ‘Prepara Gastronomia’ representa, para o Sebrae, uma jornada estruturada com foco em indicadores específicos para as micro e pequenas empresas do setor de alimentação. A expectativa é fortalecer a gestão, ampliar a competitividade e contribuir para a consolidação dos negócios em São Paulo”, finalizou Michelle Mello, gestora estadual do segmento de alimentos e bebidas do Sebrae-SP.

‘Prepara Gastronomia’
Oriundo do Sebrae Nacional, o ‘Prepara Gastronomia’ tem o objetivo de testar a metodologia aplicada em Minas Gerais, e avaliar sua viabilidade para implementação no Estado de São Paulo. Durante o projeto-piloto, serão analisados: a evolução e os resultados das empresas participantes, a adequação da metodologia ao contexto do território paulista e o impacto das ações na gestão financeira, vendas e operações.

Apenas os estados de Espírito Santo e de São Paulo, além do Distrito Federal, foram escolhidos pelo Sebrae Nacional para a condução do projeto-piloto. No território paulista, o Escritório Regional do Sebrae-SP em São João da Boa Vista foi o selecionado. Portanto, ao todo, 30 empresas do Brasil tocam a proposta, sendo dez delas da cidade sanjoanense.

O primeiro encontro coletivo presencial ocorreu no dia 17 de março, com workshop e diagnóstico inicial das empresas participantes. Posteriormente, ainda na primeira rodada, houve consultorias presenciais, com visitas individuais às empresas para implantação das ferramentas de gestão e acompanhamento dos indicadores.

  • Alimentação fora do lar;
  • Prepara Gastronomia
  • São João da Boa Vista
  • sebrae-sp