O Sebrae-SP deu um importante passo na sua adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (10 de outubro) na Feira do Empreendedor, os dirigentes do Sebrae-SP assinaram o pedido de submissão ao Pacto, que agora segue para análise da entidade internacional.
O Pacto Global é um compromisso que as empresas firmam com a ONU se comprometendo a alinhar suas estratégias e operações com os dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente, anticorrupção e o desenvolvimento de ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.
Ao aderir ao Pacto Global, o Sebrae-SP passa a direcionar suas ações de de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU por meio de projetos internos e programas dirigidos aos pequenos negócios paulistas. Assim, passa a atuar conforme a Agenda 2030, um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem paz e prosperidade. Essa postura está diretamente ligada ao conceito de ESG, sigla em inglês para ambiental, social e governança.
Na cerimônia de assinatura da carta que dá início ao processo de adesão do Sebrae-SP ao Pacto Global, o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Marco Vinholi, destacou o papel que a entidade terá daqui para frente. “É um momento muito especial. O Pacto representa a implantação de uma cultura e olha para o futuro e para o empreendedor do futuro”, afirmou, ressaltando ainda que as práticas de ESG são acessíveis também aos pequenos negócios e que o Sebrae-SP pode contruir para esse fim.
“A adesão representa que o Sebrae-SP está alinhado às pautas globais e legitima nossa entrada no mundo ESG”, disse o gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae-SP, Carlos Nascimento.
O diretor técnico e de administração e finanças do Sebrae-SP, Ivan Hussni, destacou o papel da entidade em relação ao Pacto Global. “A missão do Sebrae-SP não é só formar empreendedores, é tornar o cidadão mais responsável para o mundo em que ele vive”, afirmou.
O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, parabenizou o Sebrae-SP pela iniciativa. “Isso alimenta a vontade de fazermos cada vez mais e mudar o mundo para melhor por meio do Pacto.”
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, ressaltou como o Sebrae-SP pode ser importante no processo de levar as práticas de ESG aos pequenos negócios. “O Sebrae-SP pode fazer o melhor para as pessoas e pequenas empresas. O Sebrae-SP é um vetor de transformação ao levar o empreendedorismo para os municípios menores, trabalhando a vocação daquela cidade e região, o que traz sustentabilidade”, afirmou.
Criado em 2000, o Pacto Global é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 19 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países. No Brasil, a rede Brasil (unidade brasileira do Pacto Global) é a terceira maior rede do mundo e a maior das Américas, com mais de 1.400 signatários. O Sebrae-SP agora caminha para ser um deles.

