
O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sebrae Aqui, realizou na Cozinhalimento, o curso gratuito ‘Aprenda a fabricar e vender sobremesas e bolos no pote’, em Bom Sucesso de Itararé. As aulas reuniram moradores da cidade interessados em aprender técnicas de produção e comercialização de sobremesas no pote, uma tendência que vem se destacando no mercado de confeitaria artesanal.
A capacitação proporcionou um aprendizado completo, unindo prática e estratégia. Além das receitas, os participantes conheceram conceitos sobre precificação, controle de custos, atendimento ao cliente e organização da produção, ferramentas fundamentais para quem deseja iniciar ou fortalecer um pequeno negócio na área da gastronomia.
De acordo com Letícia Marques, analista de negócios do Sebrae-SP, o curso teve como principal objetivo incentivar o empreendedorismo e mostrar que é possível transformar talento em renda. “Esse curso foi uma oportunidade para transformar habilidades culinárias em fonte de renda. Além das receitas, os participantes aprenderam como calcular custos, definir preços, organizar a produção e atender bem o cliente. É uma formação completa, que une prática e estratégia, ideal para quem quer dar o primeiro passo no mundo dos negócios ou aumentar sua renda com criatividade”, destaca.
Para Kélita Ribeiro, participar da capacitação foi a realização de um sonho. “Amei participar. Sempre tive vontade de cursar gastronomia e ganhar dinheiro com isso, e esse curso me fez querer aprimorar ainda mais esse conhecimento. Espero que venham outros, no mesmo horário, para que eu possa fazer. As explicações da professora Milena foram impecáveis. Obrigada Sebrae-SP”, conta.
A participante Márcia Painço também destacou a importância do aprendizado. “Participei do curso e foi maravilhoso aprender. A professora é ótima, ajuda e explica muito bem. Eu quero fazer outros cursos do Sebrae-SP e começar a empreender”, afirma.
Para Giomar Junior, o curso foi um incentivo para colocar em prática o desejo de empreender. “Eu gostei demais do curso, aprendi muito e saí motivado a começar a vender meus bolos pelas ruas. É uma grande oportunidade para gerar renda e mostrar que, com dedicação, é possível conquistar o próprio espaço. Espero que venham mais cursos como esse, que ajudam tanta gente a crescer”, destaca.
