ASN SP Atualização
Compartilhe

Sebrae-SP impulsiona qualificação com curso de massas folhadas em Apiaí

Iniciativa do Sebrae-SP combinou técnicas de panificação e empreendedorismo, ampliando oportunidades de renda para os participantes
Por Redação
ASN SP Atualização
Compartilhe

-

Aprender uma nova profissão, aperfeiçoar habilidades e enxergar novas possibilidades de geração de renda. Esses foram alguns dos resultados do curso ‘Aprenda a Fabricar e Vender Massas Folhadas e Semi-Folhadas’, promovido pelo Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Apiaí, o Fundo Social de Solidariedade e o Sebrae Aqui.

A capacitação ofereceu conhecimentos na área de panificação e confeitaria, oferecendo conteúdos práticos sobre produção de massas folhadas e semi-folhadas, manipulação correta dos ingredientes, padronização, organização da produção, apresentação dos produtos e estratégias de comercialização. Além das técnicas culinárias, o curso também abordou temas ligados ao empreendedorismo e ao desenvolvimento pessoal.

“Os participantes aprenderam desde as técnicas de preparo e finalização das massas, até orientações sobre precificação, atendimento e vendas. Também trabalhamos o comportamento empreendedor, incentivando o planejamento e a visão de negócio para que cada aluno possa identificar novas oportunidades de geração de renda”, destaca o consultor de negócios do Sebrae-SP, Adriano Souza.

Para a participante Mary Lima, a experiência reforça a importância da busca constante por conhecimento e uma nova oportunidade de negócio.

“Gostei muito do curso e pretendo trabalhar com essa atividade no futuro. Todo aprendizado é válido e acredito que sempre há tempo para aprender mais. Não quero parar por aqui e pretendo continuar me capacitando. O curso foi maravilhoso e a professora contribuiu muito para isso, com sua paciência, tranquilidade e dedicação durante as aulas”, afirma.

Ana Alexioévne destaca a qualidade da didática e vê na capacitação uma oportunidade de investir em uma área pela qual já tinha interesse.

“A professora ensina muito bem e tem muita paciência para explicar cada etapa. Pretendo trabalhar com massas folhadas, porque gosto de aprender e de me desafiar em novas atividades. Também tenho interesse em participar de outros cursos, especialmente na área de confeitaria, porque esse tipo de qualificação abre portas e traz novas perspectivas”, comenta.

Já Tamara Gabriele Fernandes se sente motivada pelo desejo de aprender. “Eu amei o curso. A professora é excelente, muito paciente e atenciosa. Neste momento, não pretendo trabalhar na área, mas quero reproduzir as receitas em casa e continuar praticando. O que mais gostei foi a forma como ela conduziu as aulas, criando um ambiente leve e acolhedor, onde todos se sentiram à vontade para aprender sem receio de errar”, relata.

  • capacitação
  • sebrae-sp