ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP impulsiona geração de renda no fim do ano

Com presença marcante de empreendedora com deficiência visual, curso de panetones reforça o poder da inclusão
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, realizou entre os dias 11 e 19 de novembro, no Espaço Kaparaó, o curso Fabricação de Panetones e Doces Natalinos, uma das capacitações práticas oferecidas dentro do Projeto Impulsiona. Voltado a jovens e adultos que buscam geração de renda, o curso ganhou destaque não apenas pela proximidade com as festas de final de ano, mas também pela participação marcante de uma aluna com deficiência visual, que trouxe ao grupo um novo olhar sobre inclusão e autonomia.

Luana Ribeiro, pessoa com deficiência visual, descreveu a experiência como transformadora. “Me senti super incluída. Participei de todas as atividades: pesar ingredientes, trabalhar as massas, acompanhar as etapas. Para nós, tudo acontece pelo tato, pelo olfato, pela prática. Quando você vê o produto acontecendo, percebe que é possível. Eu amei o curso e acredito que a cozinha é um caminho real de autonomia para mulheres cegas”, afirmou.

A capacitação apresentou técnicas de produção artesanal com foco na qualidade e no mercado. O conteúdo foi estruturado para quem deseja empreender ou aprimorar suas receitas para ampliar a renda no fim do ano, uma das épocas mais movimentadas para o setor alimentício.

De acordo com Mauricio Luiz Rossi, instrutor da capacitação, o mercado está cada vez mais receptivo a produtos artesanais e naturais.

“O produto natural e artesanal tem ganhado um público diferenciado. A fermentação natural oferece sabor, maciez e qualidade muito superiores aos processos artificiais. Propomos técnicas que ampliam o sabor, com panetones mais saudáveis, sem essências artificiais e com dois tipos de fermentação natural. Isso cria um diferencial competitivo importante e atende às preferências atuais dos clientes”, destaca.

A transformação também foi imediata para muitos participantes. Viviane dos Santos Biffe, concluiu a capacitação já com suas primeiras encomendas. “No começo fiquei assustada, era muita informação. Mas na prática vi que era muito mais fácil. Ainda nem divulguei nada e já recebi uma encomenda de oito panetones! Fiquei nervosa, mas animada. Quero aproveitar para tirar uma renda extra no fim do ano”, contou.

PROJETO IMPULSIONA
As capacitações integram o Projeto Impulsiona, iniciativa do Sebrae-SP que apoia Microempreendedores Individuais (MEIs) e pequenos produtores na expansão de seus negócios incentivando a autonomia, aprendizagem prática e fortalecimento da economia criativa no município. “Os cursos são uma oportunidade para quem quer empreender ou aprimorar o próprio negócio com técnicas seguras e criativas”, reforça Luciane Giransolo, analista de negócios do Sebrae-SP.

  • Araraquara
  • doces natalinos
  • Projeto Impulsiona
  • sebrae-sp