ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP impulsiona agronegócio regional com projetos, inovação e acesso a mercados

Atuação do Escritório Regional no Vale do Ribeira contribuiu para qualificar produtores e fortalecer cadeias produtivas ao longo de 2025
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Por meio do Escritório Regional do Vale do Ribeira, o Sebrae-SP vem consolidando uma atuação estratégica no fortalecimento do agronegócio regional, com investimento em projetos, cursos de qualificação e ações de inovação ao longo de 2025. A iniciativa, desenvolvida em parceria com entidades públicas e privadas, tem beneficiado produtores rurais e organizações do setor, ampliando a competitividade, a produtividade e o acesso a mercados.

A atuação integrada do Sebrae-SP envolve associações, cooperativas, instituições de ensino e parceiros estratégicos, como os Sindicatos Rurais de Iguape, Juquiá e Miracatu, o Sindicato Rural do Vale do Ribeira, Faesp/Senar, além de programas estaduais e interestaduais, promovendo soluções estruturantes nas cadeias do leite de búfala, café, mel, palmito pupunha, banana, plantas ornamentais, pesca e turismo rural, com impacto econômico e social em toda a região.

Ao longo dos últimos anos, o Sebrae-SP tem apoiado o reconhecimento e o fortalecimento das Cadeias Produtivas Locais (CPLs), oferecendo suporte técnico para a elaboração de projetos e planejamento estratégico. Em 2025, a atuação da instituição foi decisiva para o reconhecimento das CPLs da Agricultura Familiar de Miracatu e da Apicultura em Juquiá (Apivale) e Turismo Rural em Registro, além de ter apoiado as CPLs de Turismo Rural em Registro e Agrofloresta de Barra do Turvo.

Em novembro, o palmito pupunha do Vale do Ribeira conquistou o registro de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP). Reconhecida pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), a certificação fortalece a economia local e garante a qualidade e a origem do produto. O Escritório Regional do Sebrae-SP liderou e organizou todo o processo de obtenção da IG, desde a identificação do potencial da cadeia produtiva até o depósito do pedido junto ao INPI.

Para 2026, a expectativa é a aprovação da IG da banana, em análise pelo INPI. O projeto foi desenvolvido pela Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar) em conjunto com o Sebrae-SP e Instituto Federal de São Paulo.

“O Sebrae-SP tem buscado atuar de forma cada vez mais próxima e estratégica junto ao produtor rural. Com presença no campo, diálogo direto com quem produz e parcerias sólidas, é possível fortalecer as cadeias produtivas, impulsionar a competitividade do agronegócio e promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo no Vale do Ribeira”, destaca a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle dos Santos.

Qualificação no campo

No campo das ações estruturantes do Sebrae-SP, destacam-se os projetos voltados ao fortalecimento da apicultura, envolvendo a Associação dos Apicultores do Vale do Ribeira (Apivale), café em Barra do Turvo, pesca em Iguape, plantas ornamentais em Pariquera-Açu, além das feiras de produtor, banana e turismo rural – especialmente com as comunidades remanescentes de quilombos de Barra do Turvo e Eldorado.

A instituição também incentiva a comercialização e a exposição de produtos regionais em feiras regionais, além de promover missões e visitas técnicas e apoiar eventos como a Feibanana em Pariquera-Açu e a Festa da Pupunha em Juquiá. Em 2025, o Sebrae-SP realizou missões para a Brasil Honey Show, Agrishow, Hortitec, Enflor, Seafood e Ceagesp.

Os cursos realizados por meio do Inova Senar capacitaram mais de 340 produtores rurais em temas como manipulação de pescados, hidroponia, formação e manejo de pastagens e culinária regional, além dos cursos Sebraetec sobre rastreabilidade e boas práticas agrícolas, que atenderam 40 participantes. As consultorias do Programa ALI Rural também atenderam outros 120 produtores da região.

O Sebrae-SP realizou ainda os Workshops de Apicultura, Piscicultura e Palmito Pupunha e viabilizou espaços de comercialização para produtores na Feira Encantos do Ribeira, Feira do Empreendedor, Feibanana e Festa da Pupunha, promovendo networking e acesso a novos mercados.

-

-

  • agro
  • sebrae-sp