ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP impacta 91 mil estudantes com Educação Empreendedora no Vale do Paraíba, Vale Histórico e Litoral Norte

Programas gratuitos atenderam escolas públicas e privadas da região em 2025 e já estão com inscrições abertas para 2026
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo no Vale do Paraíba, Vale Histórico e Litoral Norte, o Sebrae-SP atendeu mais de 91 mil estudantes de escolas públicas e privadas da região ao longo de 2025. A Educação Empreendedora é um dos pilares de atuação da entidade, que busca inspirar comportamentos empreendedores em crianças e adolescentes. As inscrições para participar gratuitamente dos programas voltados aos estudantes já estão abertas para a edição de 2026.

Na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte foram atendidos 65.328 estudantes com ações de educação empreendedora. Os programas do Sebrae-SP como o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), passaram pelas cidades de São José dos Campos, Jacareí, Monteiro Lobato, Caçapava, Natividade da Serra, Ubatuba, São Sebastião, Taubaté e Tremembé.

“A educação empreendedora na prática, por meio dos programas do Sebrae-SP, mostra como o empreendedorismo pode ser desenvolvido desde cedo, estimulando a criatividade, a inovação e a capacidade de resolver problemas reais. O Sebrae-SP acredita que investir na formação empreendedora dos estudantes é investir no futuro da cidade e no fortalecimento da economia local”, afirma Fabiana Supino, analista de negócios do Sebrae-SP.

O JEPP leva gratuitamente para as crianças e adolescentes conteúdos e práticas por meio do ensino do empreendedorismo, que estimulam o protagonismo e contribuem para o desenvolvimento. Cada ano letivo tem um tema específico, que é desenvolvido de forma multidisciplinar. Ao longo das aulas, os alunos têm a experiência de vivenciar os comportamentos empreendedores, confeccionar produtos ou elaborar um projeto e, ao final do ano, realizar a Feira do JEPP.

“Atuamos também em sete cidades da região do Vale Histórico como: Potim, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Piquete, Lorena, Pindamonhangaba e Cunha. As ações do programa impactaram 26.217 alunos, além de contar com a capacitação de mais de 700 professores, fortalecendo a educação empreendedora e ampliando o alcance do JEPP nos municípios atendidos. Seguimos comprometidos em promover o empreendedorismo desde a educação básica, gerando impacto positivo nas escolas e comunidades”, destaca Flávia Lima analista de negócios do Sebrae-SP.

Os programas preveem a capacitação gratuita de professores por meio da plataforma on-line do Sebrae-SP, além da distribuição de apostilas para aplicação em sala de aula. No caso das escolas públicas, tanto estaduais quanto municipais, os materiais de apoio são fornecidos de forma impressa. Já para as instituições privadas, o acesso é disponibilizado de maneira virtual — ambos sem custos para as instituições participantes.

Todo o conteúdo foi desenvolvido pelo Sebrae-SP com o objetivo de despertar o espírito empreendedor desde os primeiros anos escolares, atuando no autoconhecimento, no desenvolvimento de habilidades e na construção de novas aprendizagens.

A Educação Empreendedora contribui para o fortalecimento do ecossistema empreendedor da região ao envolver professores, estudantes, famílias e a comunidade. A iniciativa gera oportunidades e impacta positivamente a criação de novos negócios, e consequentemente na redução do desemprego e na melhoria da qualidade de vida.

Como aderir ao JEPP

Disponível do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a adesão do JEPP é gratuita. O Sebrae-SP realiza a formação dos professores, que são os facilitadores do programa em sala de aula. As escolas públicas recebem as apostilas impressas, e os alunos podem levar para casa ao término do ano letivo. Já para as escolas particulares, o programa também é gratuito, mas a instituição é responsável pela impressão do material. A contrapartida da escola é aplicar o programa, se comprometendo a realizar todas as atividades propostas.

O programa tem de 10 a 16 encontros, dependendo do ano letivo, e a base é sempre a mesma: comportamento empreendedor e planejamento – são os mesmos comportamentos empreendedores trabalhados durante o Seminário Empretec, da ONU, com o público adulto, mas com uma linguagem e conteúdo adaptado para cada fase escolar.

Cada apostila trata o tema de forma muito abrangente, respeitando a idade escolar do aluno. Por exemplo: o terceiro ano trabalha com brinquedos ecológicos. Ao longo das atividades, as crianças entenderão a importância de reciclar e de cuidar do meio ambiente.

Para participar dos programas, municípios e escolas interessadas devem procurar o escritório regional do Sebrae-SP São José dos Campos, localizado na Avenida Mal. Floriano Peixoto, 416, Centro, São José dos Campos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h ou com a unidade Sebrae Aqui mais próxima. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 99134-4158. Já na região do Vale Histórico, o contato é direto com o escritório regional do Sebrae-SP Guaratinguetá, localizado na R. Monsenhor Filippo, 177, no Centro. O telefone é o (12) 3128-9600, ou nas unidades do Sebrae Aqui nos municípios.

  • Jepp
  • sebrae-sp