
A arte da confeitaria ganhou destaque em Bom Sucesso de Itararé com a realização do curso gratuito ‘Fabricação de Petit Four’, promovido pelo Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sebrae Aqui.
A capacitação reuniu pessoas interessadas em aprender técnicas de produção de petit fours, os tradicionais biscoitos finos da confeitaria artesanal, além de estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal. Durante o curso, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas que abordaram desde o preparo e acabamento dos doces até noções de precificação, apresentação e comercialização.
De acordo com Ana Karla Gussão, analista de negócios do Sebrae-SP, o objetivo foi oferecer uma formação completa, unindo técnica e visão de negócio. “Além de ensinar as técnicas de preparo dos tradicionais petit fours, trabalhamos o autoconhecimento e estimulamos o empreendedorismo local. Foi uma oportunidade para quem quis começar do zero ou transformar um talento em fonte de renda”, destaca.

A professora Milena Moreira, responsável pela formação, também recebeu elogios dos participantes, que destacaram a didática e o incentivo ao aprendizado. Para Zeila Costa, o curso foi uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “Gostei muito, acredito ser importante para incrementar a renda da família. A professora foi muito dedicada, atenciosa, nota 10! Tenho planos de ser uma empreendedora nessa área, mas ainda preciso de esclarecimentos sobre embalagem, rótulo e comercialização e isso será passo a passo. Agradeço ao Sebrae-SP pelo apoio e à administração municipal pelo incentivo”, afirma.
A aluna Brenda Freitas também ressaltou a importância da experiência. “A professora é muito dedicada. Adoramos aprender coisas novas, fizemos amizades e saímos com o coração grato. No momento eu não trabalho, mas penso em, mais para frente, começar a vender algumas dessas delícias. Esse curso serviu para nos incentivar bastante. Deus abençoe a cada um que fez isso acontecer”, conta.
Já Joselaine Barbosa destacou como o curso mostrou ser possível empreender mesmo com poucos recursos. “Amei o curso! Muitas coisas que eu achava que teriam um custo maior, depois do curso vi que dá para fazer com ingredientes básicos e acessíveis. Mais para a frente, se Deus quiser, pretendo fazer para vender. A professora é nota mil, atenciosa, caprichosa e paciente para ensinar. Obrigada também à administração e ao Sebrae-SP por nos proporcionar esses cursos que mudam nossas vidas”, disse.
