ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP entrega Selo de Educação Empreendedora para Praia Grande

Cidade obteve a certificação ao desenvolver atividades com os Objetos de Aprendizagem do Sebrae-SP, destinados a estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental I e II das redes municipais
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP na Baixada Santist, entregou o Selo de Educação Empreendedora à prefeitura de Praia Grande, reconhecendo o avanço da cidade na promoção da educação empreendedora. Foram capacitados 37.250 alunos, consolidando o município como o maior da Baixada Santista em número de alunos atendidos até o momento.

Praia Grande conquistou a certificação ao desenvolver atividades com os Objetos de Aprendizagem do Sebrae-SP, destinados a estudantes do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental I e II das redes municipais. O projeto iniciou em abril com a capacitação de professores para aplicação dos recursos didáticos digitais e interativos, especialmente desenvolvidos para engajar os alunos nos conceitos do empreendedorismo de forma lúdica e contextualizada.

A entrega do Selo “Escola Parceira – Educação Empreendedora”, aconteceu no dia 5 de novembro, na Secretaria de Educação (Seduc), com a presença da equipe do Sebrae, liderada pelo gerente regional Marco Aurélio Rosas, que entregou o Selo aos secretários Lucas Mourão (Projetos Especiais e Estratégicos) e Patrícia Almeida (Educação). Participaram também os subsecretários José Carlos de Souza (Esportes e Complementação Educacional) e Ana Paula Cândido (Gestão Pedagógica), além do diretor da Coordenadoria de Ensino Fundamental e EJA, Israel Batista.

Marco Aurélio Rosas destacou a alegria de entregar essa conquista para o município, que possui o maior número de alunos envolvidos pela educação empreendedora da região. “O empreendedorismo vai muito além de abrir empresas, sendo uma forma de pensar que pode gerar grandes empreendedores”, ressaltou o gerente, que lançou um desafio para realizar o 1º Fórum de Educação Empreendedora na cidade para reunir secretários e professores da região, debater o tema e compartilhar boas práticas.

Segundo o secretário de Projetos Especiais e Estratégicos, Lucas Mourão, a parceria com o Sebrae estimulou a criatividade e visão empreendedora desde cedo. “Essa capacitação reforçou o compromisso da cidade com a qualidade do nosso ensino. Estamos preparando os nossos alunos para pensarem de uma forma empreendedora, desenvolver habilidades e, ao mesmo tempo, capacitá-los para o mercado de trabalho”, ressaltou o secretário, que agradeceu também aos professores pelo empenho na capacitação.

Metodologia e Impacto

O programa do Sebrae-SP estimula a cultura e educação empreendedora desde a infância, com atividades interativas — jogos, vídeos, textos e propostas pedagógicas — que promovem a reflexão sobre valores, ética, sustentabilidade, diversidade e autoconhecimento.

Os Objetos de Aprendizagem oferecem flexibilidade para diferentes estilos e ritmos de aprendizagem, promovem a colaboração e são acessíveis em vários formatos, como filmes, jogos digitais e tabuleiros.

Os planos de aula são adaptáveis para modalidades presenciais, remotas e híbridas, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com objetivos claros e abordagens consistentes para otimizar o ensino-aprendizagem.

Desafios e Tendências

Entre os desafios estão a manutenção da qualidade, padronização e integração com plataformas educacionais. As tendências apontam para uso crescente de inteligência artificial, realidade virtual e aprendizado personalizado.

O Sebrae-SP reforça seu compromisso com experiências educacionais personalizadas e adaptativas para formar alunos críticos e empreendedores.

  • educação empreendedora
  • sebrae-sp