
Entre os dias 25 de setembro e 3 de outubro, moradores de Itapirapuã Paulista participaram do curso ‘Aprenda a fabricar Petit Four’, promovido pelo Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Fundo Social de Solidariedade. Realizado na sede do Fundo Social, o curso gratuito reuniu pessoas interessadas em adquirir técnicas especializadas de confeitaria e aplicar esse conhecimento como forma de geração de renda.
O petit four, tradicional na confeitaria francesa, é uma iguaria delicada e sofisticada, que exige técnica e cuidado. Durante o curso, as pessoas participantes aprenderam desde o preparo correto das massas e recheios até conceitos de autoconhecimento, empreendedorismo, higiene e padronização, reforçando a importância de aliar técnica culinária com visão de negócio.
Para Letícia Marques, analista de negócios do Sebrae-SP, a capacitação vai além do aprendizado técnico. “Cursos como esse são fundamentais para fomentar o empreendedorismo local, principalmente entre quem busca uma alternativa de renda ou sonha com o próprio negócio. A combinação entre técnica e gestão é o que diferencia quem apenas cozinha de quem empreende com sucesso”, afirma.
A experiência foi marcante para as participantes, que demonstraram entusiasmo e gratidão. “Foi uma experiência única, que com certeza ficará para sempre em minha vida. Gratidão a Deus por esta oportunidade abençoada, à monitora maravilhosa, tanto nas orientações quanto na simpatia, carinho e principalmente paciência e cuidado com todas nós. Obrigada a todos os envolvidos e que esta seja a primeira de muitas outras oportunidades daqui para frente”, declara Olinda Almeida.
“Gostei da experiência e vou começar a produzir para vender, foi muito bom e excelente. O que mais gostei foi aprender a fazer o mantecal. Quero vender para ter uma fonte de renda”, contou Ediane Leal, já com planos de empreender.
