Na noite dessa segunda-feira (2/12) foi realizada a cerimônia de encerramento do Programa de Desenvolvimento Local (PDL), em Mirante do Paranapanema, desenvolvido pelo Sebrae-SP e parceiros. Mais de 150 pessoas que participaram do programa estiveram presentes no evento.
O PDL foi focado em quatro pilares: educação empreendedora, melhoria do ambiente de negócios, inclusão e fortalecimento das micro e pequenas empresas e produtores rurais. O programa foi desenvolvido ao longo de três anos e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Faesp/Senar, Sindicato Rural, Itesp, Atvos, Associação Comercial e Sicredi.
“Foram três anos de dedicação para que o programa impactasse realmente a vida dessas famílias, em sua maioria da zona rural, e que se empenharam no empreendedorismo”, destacou Kate Cidrão, consultora de negócios do Sebrae-SP e responsável pelo PDL. O encerramento também marcou o início de uma nova fase. “Estamos prontos para começar um novo ciclo, sempre contribuindo com a economia dessa cidade acolhedora”, afirmou José Carlos Cavalcante, gerente regional do Sebrae-SP, que também participou da cerimônia de encerramento.
Durante o evento, os integrantes do Programa de Desenvolvimento Local, como a cooperativa de reciclagem (Copermip), o grupo de mulheres do agro, o grupo mulheres do programa progredir, o grupo da feira da lua e os professores capacitados receberam os certificados de capacitações que foram subsidiadas pelo Programa Mova (Modelo Vivo de Aprendizagem) da empresa Atvos.
Sheila Tanaka, dona de um delivery de sushi, foi uma das participantes que se beneficiou com o programa. Atendendo aos pedidos de seus clientes, passou a integrar a Feira da Lua. “A feira trouxe novos clientes e o programa foi fundamental para aumentar minha criatividade e melhorar meu planejamento”, contou a empreendedora.
Ângela Prado, que vende produtos de hortifrúti na feira, também notou mudanças significativas em seu negócio. Entre elas, Ângela aprendeu a organizar os alimentos de uma forma atrativa para o consumidor “O evento uniu os expositores, trouxe cultura e movimentou a economia da cidade. Começamos com cerca de 30 expositores e agora temos mais de 60. O PDL abriu minha mente para diversificar meu negócio e quero oferecer doces e artesanatos em breve”, enfatizou a empreendedora.
A Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Mirante do Paranapanema (Copermip) também vivenciou melhorias. Com 11 cooperados, a intenção agora é expandir. “Com a capacitação, aprimoramos nosso planejamento e organização, o que resultou em uma produção mais eficiente. Agora, pensamos em ampliar nosso espaço de trabalho e aumentar nossa produção”, explicou Hugo José Soares dos Santos, cooperado da Copermip.
-